Pais, alunos e funcionários protestam por melhores condições nas escolas de Montenegro

Para amanhã está marcada uma greve nacional de funcionários,

A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Montenegro (Faro) bem como os alunos vão-se juntar à greve de funcionários, marcada para esta sexta-feira, 28 de Novembro, com um protesto à porta da EB2,3, a partir das 8h30.

Todos vão protestar pela falta de funcionários neste Agrupamento de Escolas, um «problema que se arrasta há largos anos e que afeta diretamente não só o pessoal não docente, mas também as nossas crianças», diz a Associação de Pais.

«Verifica-se que os funcionários não são em número suficiente para fazer face às necessidades diárias das várias escolas que compõem o nosso agrupamento. As condições de trabalho do pessoal não docente têm vindo a degradar-se de ano para ano, com os funcionários a terem de se “desdobrar” em múltiplas funções, muitas vezes para as quais não foram contratados, ou não estão sequer aptos», acrescenta.

Nesta medida, a Associação de Pais exige a criação, «já proclamada pela Câmara Municipal, mas que ainda não “saiu do papel”, de uma bolsa de funcionários que colmate as faltas esporádicas de pessoal a as situações de baixas médicas».

Para amanhã, de resto, está marcada uma greve nacional de funcionários, convocada pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais. Uma das principais reivindicações é o rácio de funcionários por aluno em vigor – um para 48.

Comentários

pub