Ministro do Mar assiste à estreia do filme «Cavalos de Guerra» em Olhão

Estreia do filme mudou de data a pedido dos interessados em assistir

Ricardo Serrão Santos, ministro do Mar, vai assistir à estreia do filme Cavalos de Guerra, marcada para dia 23 de Novembro, às 16h30, no Auditório Municipal de Olhão.

A exibição do filme Cavalos de Guerra, uma produção Chimera Visuals by João Rodrigues para o Município de Olhão, serve de mote para assinalar o Dia Nacional do Mar, que se celebrou ontem, dia 16.

Apesar de inicialmente a estreia estar marcada para data anterior, devido aos muitos pedidos para que a exibição se fizesse ao fim de semana, o Município decidiu alterar a data do evento para o dia 23 de Novembro, sábado.

Aquela que foi considerada a maior comunidade de cavalos-marinhos do mundo, enfrenta hoje sérios riscos de desaparecimento. Uma equipa de mergulhadores, fotógrafos e cientistas embarcaram numa missão pelas águas labirínticas da Ria Formosa, com o objetivo de salvar um dos tesouros mais valiosos de Portugal, o enigmático cavalo dos mares. Trata-se de «um projeto que o Município de Olhão muito se honra de financiar», salienta aquela autarquia.

O desaparecimento de cavalos-marinhos na Ria Formosa, nos últimos anos, é alarmante. A pressão humana sobre este ecossistema tem sido brutal e o habitat essencial destes seres vivos, constituído maioritariamente por pradarias de ervas marinhas, está a desaparecer a um ritmo alucinante. Entre as inúmeras ameaças, a captura ilegal com destino ao mercado asiático já dizimou grande parte da população.

De forma a combater este problema, o documentário Cavalos de Guerra, do Município de Olhão, produzido pela Chimera Visuals, pretende atuar como ferramenta de conservação através da sensibilização da comunidade.

Trata-se de um filme que pretende transmitir ao espetador a necessidade de conservação do nosso património natural, assim como o papel importante que cada um de nós desempenha para o equilíbrio do meio ambiente, a nossa única casa.

Situado no Algarve, o Parque Natural da Ria Formosa é uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. Um património de valor incalculável com uma área de 18400 hectares que se estende ao longo de 60 quilómetros de costa do sotavento algarvio. Trata-se de uma área protegida com características únicas de extrema importância para a região.

Se explorada de forma consciente e sustentável, a Ria Formosa poderá vir a ser um dos motores da nova “economia azul”. As potencialidades deste ecossistema ao nível tecnológico, novas energias, aquacultura e biotecnologias são hoje consideradas um desígnio nacional e um mar de oportunidades.

Apesar de a entrada para a estreia de Cavalos de Guerra ser livre, carece de reserva de acordo com a disponibilidade de lugares sentados. Assim, os bilhetes podem ser levantados no horário normal de funcionamento do Auditório Municipal de Olhão, de terça a sexta feira das 14h00 às 18h00, a partir de 5 de Novembro. Serão disponibilizados, no máximo, três (3) bilhetes por pessoa, enquanto existirem lugares vagos.

Comentários

pub