LUZA já se acendeu em Faro

Festival prolonga-se até sábado

O LUZA – Festival Internacional de Luz do Algarve começou, esta quinta-feira, a iluminar Faro. O evento, que se realiza pela primeira vez na capital do Algarve, depois de duas edições em Loulé, prolonga-se até sábado. As obras podem ser apreciadas a partir das 18h30.

O festival arrancou junto à Doca de Faro, com a obra Mr. Hope, do coletivo ByBeau e LedsControl, que procurou passar uma mensagem de esperança para o futuro do planeta. Cerca de uma centena de pessoas marcou presença neste momento. O frio e o jogo da Seleção Nacional, no Estádio Algarve, terão afastado mais público.

A partir deste momento, as restantes obras, localizadas entre a Doca e Vila Adentro, foram ativadas. Todas estas instalações têm entrada gratuita e podem ser visitadas de forma ininterrupta, entre as 18h30 e as 0h00.

No primeiro dia, uma das obras que gerou mais curiosidade do público (composto por muitos espanhóis e franceses), chama-se Keys of Light, é do coletivo holandês Mr. Beam e permite interagir com a fachada da Sé, através das teclas de um piano.

Os Paços do Município, o Jardim Manuel Bivar, a fachada do Arco da Vila e o Museu Municipal de Faro ou o Centro Ciência Viva, são alguns dos espaços que acolhem instalações artísticas.

No entanto, o centro nevrálgico do LUZA está instalado na Fábrica da Cerveja, onde é possível visitar, no seu interior, várias obras.

É também neste espaço que se vai realizar, esta sexta-feira e amanhã, sábado, uma after party. O acesso é efetuado através da compra de uma pulseira diária por 5 euros. A animação estará a cargo do Dj islandês A Elliot, que promete trazer convidados.

Veja a programação completa do LUZA, que integra a programação do 365 Algarve, aqui.

 

Fotos: Nuno Costa|Sul Informação

Comentários

pub