Kon Tiki encerra ciclo “Descobrimentos, Migrações e Viagens” na Fortaleza de Sagres

Sessão faz parte do programa DiVaM

O ciclo de cinema e debates “Descobrimentos, Migrações e Viagens” vai terminar no próximo dia 9 de Novembro, com a exibição do filme “Kon Tiki – A Viagem Impossível”, na Fortaleza de Sagres, às 17h00.

“Kon Tiki – A Viagem Impossível” é um filme norueguês, realizado em 2012, por Joachim Rønning e Espen Sandberg, «retrata a aventura do explorador e etnógrafo Thor Heyerdahl (1914–2002) na expedição que realizou em 1947, pelo Oceano Pacífico, apenas com uma tripulação de cinco pessoas, com o intuito de demonstrar a possibilidade da colonização da Polinésia por via marítima, pelos povos sul americanos», adianta a Direção Regional de Cultura do Algarve.

O debate será conduzido pelos biólogos marinhos André Dias e Daniel Machado.

Kon Tiki era o nome do barco, em género de jangada, construído pelo próprio Heyerdahl com recurso a técnicas tradicionais indígenas e utilizando toras de madeira balsa e outros materiais nativos.

Apesar da existência de rádio, relógios, sextantes e mapas a bordo, o barco foi conduzido apenas pelas marés, correntes e força do vento, que é quase uma constante na direção Este-Oeste ao longo do Equador.

O filme foi indicado para o Globo de Ouro para Melhor Filme Estrangeiro e para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, no ano de 2013.

“Descobrimentos, Migrações e Viagens” é um projeto do Cineclube de Faro que integra o DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

Comentários

pub
pub