Governo quer que o Algarve consuma menos água

Governo também suspendeu a abertura de novos furos de captação de água

O Governo quer ver diminuído o consumo de água na agricultura, autarquias e turismo, no Algarve, e suspendeu a abertura de novos furos de captação no Sul de Portugal.

O anúncio foi feito ontem, dia 20, após uma reunião da Comissão Interministerial da Seca, na qual participaram o ministro do Ambiente e a ministra da Agricultura.

No final, João Matos Fernandes afirmou que o problema da seca no Sul do país «é estrutural», apesar de a situação, hoje, «ser melhor do que no período homólogo de 2017».

Tendo em conta que este é um problema que não será facilmente resolvido – «não nos enganemos com a chuva que caiu nas últimas horas e que vai continuar a cair» – os dois ministérios vão começar a reunir-se com regularidade com representantes de autarquias, da agricultura e do setor turístico do Algarve – por causa dos campos de golfe -, os setores que representam a maior parte do consumo de água.

Do lado do Ambiente, chega a mensagem de que é necessário «mudar o perfil do consumo em Portugal».

Neste momento, estão suspensas novas licenças para captação de água no Algarve e no Alentejo e será incentivada a utilização de águas residuais tratadas em rega e lavagem urbana.

Já Maria do Céu Albuquerque, ministra da Agricultura, defendeu que é necessário adaptar as culturas às disponibilidades hídricas, para diminuir o consumo de água.

Comentários

pub