Fundação Manuel Viegas Guerreiro envia 5 mil livros para S. Tomé e Príncipe

Este é o resultado da “Campanha Literária Luís Guerreiro”

A Fundação Manuel Viegas Guerreiro (FMVG), de Querença (Loulé), vai enviar 5 mil livros para crianças e jovens de São Tomé e Príncipe. 

Este é o resultado da “Campanha Literária Luís Guerreiro”, promovida pela Fundação, durante o 4º Festival Literário Internacional de Querença que decorreu de 3 a 5 de Maio.

Professores e alunos, além de centenas de pessoas fora da comunidade escolar, «aderiram entusiasticamente, entregando livros nas bibliotecas municipais, biblioteca da Fundação Manuel Viegas Guerreiro (FMVG) e Câmara Municipal de Loulé», explica a Fundação Manuel Viegas Guerreiro.

A coleção inclui cinco mil exemplares destinados a bebés, crianças e jovens. Cobrem todas as áreas do conhecimento, desde a história ao ambiente, da alimentação à vida animal, das tecnologias às línguas, entre outros. Uma parte significativa desta coleção é composta por livros de literatura para a infância e juventude de autores nacionais e estrangeiros, incluindo contos de autor e tradicionais, banda desenhada, fábulas e lendas.

A campanha terminou em Setembro, sucedendo-se a seleção e tratamento dos livros que se preparam para seguir para Lisboa e daí para África, através da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição.

Gabriel Guerreiro Gonçalves, presidente da Fundação, faz o balanço da ação.

«Esta é uma excelente forma de prolongarmos a nossa missão além-fronteiras em nome do desenvolvimento social e cultural, estimulando a literacia, potenciando o conhecimento entre estes jovens através dos livros. Da mesma forma, é uma iniciativa que pretende lembrar Luís Guerreiro, co-fundador e primeiro presidente desta Fundação, um amante da história e dos livros que, queremos acreditar, iria rever-se nesta campanha», diz.

Ao promover esta iniciativa, a Fundação pretende alargar a promoção da língua portuguesa, prolongando o Festival Literário Internacional de Querença no tempo e no espaço, ao fomentar, também, relações com outros países.

 

 

A receção dos livros em S. Tomé e Príncipe será, então, assegurada pelas Irmãs Franciscanas e pelo Projeto para o Desenvolvimento Integrado de Lembá (PDIL).

«Agradecemos muito a generosidade que tiveram connosco. Esta oferta representa a maior aposta que um país pode fazer, que é a aposta na educação, na formação das crianças e dos jovens com vista ao seu desenvolvimento, ao futuro do país, de S. Tomé e Príncipe e de qualquer outro país», diz o Frei Fernando Ventura.

Ele é um dos rostos na ajuda que chega a S. Tomé e Príncipe no âmbito do projeto Banco de Leite e lembra que, no arquipélago, as carências são uma constante.

«Estamos sempre disponíveis para acolher todo o tipo de ajuda, nomeadamente para satisfazer as necessidades das crianças e dos idosos, as franjas mais vulneráveis da população e que são a nossa prioridade», refere.

A maioria dos livros será entregue ao PDIL, mas alguns exemplares serão entregues ao orfanato, enquanto outros seguirão para a Ilha do Príncipe.

Em Portugal, estiveram envolvidas na recolha as bibliotecas escolares de Lagos, Loulé e Olhão, mas também as Bibliotecas Municipais de Albufeira, Faro, Lagos, Lagoa, Loulé, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila Real de Santo António.

Luís Guerreiro, falecido em 2017, foi colaborador da Câmara Municipal de Loulé na área da Cultura e ex-presidente da Fundação Manuel Viegas Guerreiro. Guardador de mais de dois mil títulos sobre o Algarve, a sua recolha permitiu fixar em 1833 o início da imprensa periódica regional algarvia.

É também seu legado o projeto da Hemeroteca Digital do Algarve, plataforma que pretende alojar todos os periódicos publicados na região, uma iniciativa inicialmente promovida pela Fundação e que se encontra a ser desenvolvida pela Direção Regional de Cultura, do Algarve em parceria com a Universidade do Algarve.

Amante incondicional do livro e da literatura, Luís Guerreiro foi também mentor do FLIQ, um dos seus últimos grandes projetos.

Comentários

pub