Festival de Órgão continua com concertos em Boliqueime, Tavira e Faro

Semana passada foi «recheada de concertos de grande sucesso»

O Festival de Órgão do Algarve continua em grande, com concertos a 22 e 23 de Novembro, em Boliqueime, Tavira e Faro. 

Na sexta-feira, dia 22, na Igreja Paroquial de Boliqueime, o organista António Duarte e os sopranos Ana Paula Russo e Ariana Russo apresentarão em concerto, entre outras obras a solo, vários duetos de Vivaldi, João Rodrigues Esteves, João de Sousa Carvalho e Händel.

No mesmo dia, a organista Célia Tavares fará soar o órgão da Igreja de Santiago de Tavira com uma “Viagem pela Europa musical: dos Descobrimentos à Ópera Italiana”. Depois de uma primeira parte dedicada ao maneirismo e exuberância barroca, a segunda parte do concerto apresentará obras enquadradas no estilo Galante e belcanto.

Já no sábado, dia 23, na Igreja do Carmo em Faro, António Duarte e os sopranos Ana Paula Russo e Ariana Russo voltam a juntar-se para apresentar um programa de música de câmara.

«Provavelmente, este será o último concerto neste órgão histórico de 1788, antes do necessário restauro que se pretende realizar para breve», diz a organização do Festival de Órgão.

A terminar esta semana de Festival, na Sé de Faro realiza-se às 16h00, no domingo, uma Missa acompanhada ao órgão de tubos. Celebrada pelo cónego José Pedro Martins, será protagonizada pelos alunos da Escola de Órgão da Sé de Faro e pelo Coro de Câmara Cantate Domino.

Os concertos de 22 e 23 de Novembro realizam-se às 21h30 e são de entrada livre.

O Festival de Órgão do Algarve 2019 é organizado pela Associação Cultural Música XXI, conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve.

Os parceiros de comunicação são a Antena 2, Sul Informação e Rua FM. Conta ainda com a parceria da Ordem do Carmo de Faro, do Cabido da Sé de Faro, das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira e da Misericórdia de Tavira.

Comentários

pub