Festa da Nossa Senhora dos Navegantes mostra-se no Museu de Olhão

A mostra estará patente até 31 de Dezembro

Foto: Filipe da Palma

A exposição “Festa da Nossa Senhora dos Navegantes” é inaugurada esta sexta-feira, 15 de Novembro, às 16h30, no Museu Municipal de Olhão. 

A mostra, que agrega texto, imagem e uma componente multimédia, integra-se no programa Orçamento Participativo Portugal 2017, com o projeto “Nossa Senhora dos Navegantes – Ilha da Culatra, candidatura a Património Cultural Imaterial”.

A festa aqui documentada realizou-se em 2017, mas algumas imagens foram recuperadas de períodos anteriores.

Desde a época em que o padre, e às vezes o bispo, vinha de Faro, num rebocador, a festa tem-se adaptado à passagem do tempo e às novas circunstâncias – nomeadamente a transição da paróquia de Faro para Olhão.

«É uma tradição que se atualiza e reinventa, revelando uma forte dinâmica, que reflete o pulsar intenso da vida da comunidade em que se insere. Constantes em todos os períodos, são a sua fé e a energia coletiva como forças motrizes da sua renovação», diz a Câmara de Olhão.

A Festa em Honra da Nossa Senhora dos Navegantes, ou simplesmente, a Festa da Ilha, tem lugar no primeiro fim de semana de Agosto.

São dois dias de atividades lúdicas e religiosas, que terminam com a procissão que percorre as ruas da Culatra.

«A imagem que representa a santa padroeira com o seu barquinho na mão é única e inconfundível entre as restantes comunidades piscatórias em Portugal e no Brasil, onde o seu culto é celebrado».

A mostra estará patente até 31 de Dezembro.

Comentários

pub
pub