Farcume exibiu curtas de mais de 20 países

A última sessão foi dedicada a realizadores algarvios

O Farcume – Festival Internacional de curtas-metragens de Faro terminou no passado dia 26 de Outubro, exibindo cerca de 60 filmes, de mais de 20 países, e teve mais de 500 espectadores. 

A última sessão foi dedicada a realizadores algarvios e decorreu no antigo Cinema Ossónoba, em Estoi, contando com a presença dos realizadores Diogo Simão e Fernando Mártires. Foi ainda o momento em que se anunciaram os vencedores da 9ª edição deste Festival.

Na categoria de ficção, o grande vencedor foi o filme iraniano “Cellmate”, do realizador Behzad Khodaveisi, um filme sobre a problemática das “noivas-crianças”, casamentos forçados entre homens adultos e crianças, que ainda ocorrem em diversos países.

Na categoria de documentário, o vencedor foi “Exodus”, do realizador alemão Oliver Stiller. O filme acompanha a caravana de refugiados que, em 2018, fugiram da pobreza e do crime organizado e abandonaram as Honduras, Guatemala e El Salvador, rumando à fronteira entre os EUA e o México em busca de uma vida melhor.

Por fim, na categoria de animação, o vencedor foi “The Music Box”, do realizador chinês Joe Chang, um filme em que o autor relembra os crimes cometidos durante a chamada “Revolução Cultural Chinesa”, liderada por Mao Tse Tung.

«As curtas-metragens distinguidas retratam fenómenos atuais que se revestem de grande complexidade e preocupação face aos desafios que as sociedades ainda têm de ultrapassar, como os casamentos infantis, a tragédia humana associada aos movimentos migratórios e o sofrimento de povos oprimidos, vítimas de regimes não democráticos», diz a organização, a cargo da Faro 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro.

A Faro 1540 tem, de resto, «promovido iniciativas que estimulam a reflexão consciente e crítica de todos os cidadãos sobre problemáticas sociais da atualidade que ferem os princípios basilares da dignidade humana».

Na sequência desta visão, a Faro 1540 dedicou a 3ª edição do Fartoon, a realizar já no mês de Novembro, ao fenómeno migratório.

Segundo a organização, o «Farcume prova ser um Festival de grande relevância e que vem assumindo ao longo dos anos uma inegável posição de distinção no panorama cinematográfico português».

Estes 9 anos de certame «representam para a Faro 1540 uma afirmação do seu papel no âmbito da promoção, divulgação e dinamização do cinema na região, reconhecido este ano pelo Observatório Europeu das Cidades Culturais e Criativas como um dos eventos de destaque na cidade de Faro».

Comentários

pub