Especialista vem a Portimão debater risco sísmico em iniciativa do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo

Carlos Sousa Oliveira (Instituto Superior Técnico) é o convidado principal

Um workshop sobre o tema “Risco sísmico, realidade ou ficção” culmina esta segunda-feira, dia 25, às 16h00, o primeiro dia da Semana da Ciência e Tecnologia, promovida pelo Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, de Portimão.

O workshop, marcado para o Auditório do Museu de Portimão, terá como convidado o professor Carlos Sousa Oliveira (Instituto Superior Técnico), sendo moderado por Richard Marques, coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil. O pano de fundo da iniciativa serão os 50 anos do sismo de 1969.

O professor Luís Mendes, do Clube Ciência Viva, do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, explicou ao Sul Informação que, «nesta Semana da Ciência, sob o lema “cultivar o conhecimento, cultivar a amizade”, procurámos ir mais além. Não nos importou apenas promover o contacto dos nossos alunos com cientistas das mais várias áreas: medicina, análises químicas, geologia, proteção civil. Foi nossa preocupação central não estarmos sozinhos nesta gigantesca luta que é o promover a literacia científica dos nossos cidadãos». Daí ter estabelecido uma parceria com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão, que «tem sido um companheiro de luta de grande relevo».

A Semana da Cultura Científica, que se prolonga até 28 de Novembro inclui ainda outros workshops, sobre os temas “Eletrónica e arduino”, “Ser empreendedor – riscos e oportunidades”, “A importância do trabalho laboratorial na investigação científica”, “A geologia, o trabalho dos geólogos e a importância de preservar o património geológico”, “Constrói o teu foguetão” e “As formas escondidas dos minerais”, entre outros.

Além do Serviço Municipal de Proteção Civil e a Câmara Municipal de Portimão, a iniciativa do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo envolve também a Escola de Ciências da Universidade do Minho, o Instituto da Universidade do Minho 3Bs e a empresa A2 Análises Químicas.

 

Clique aqui para conhecer o programa completo

 

 

 

 

Comentários

pub