Encontro debate “Entre Passado e Futuro, onde ficam os Museus?”

Objetivo é refletir sobre a necessidade de uma nova política e ação museológica

“Entre Passado e Futuro, onde ficam os Museus?” será o tema das III Jornadas da Rede de Museus do Algarve, que este ano terão lugar no Auditório Municipal de Albufeira, no próximo dia 18 de Novembro.

As jornadas serão dedicadas a debater o lugar e a responsabilidade dos museus enquanto instituições, «onde o seu presente se revela através de uma permanente, intemporal e dinâmica relação cultural, científica e social, entre passado e futuro», explicam os organizadores.

Pretende-se refletir sobre a necessidade de uma nova política e ação museológica, que simultaneamente se posicione entre a salvaguarda, valorização e comunicação da diversidade de coleções e tipologias de património e a necessidade de um posicionamento mais atual e participativo, atento às crescentes desigualdades e barreiras sociais, às questões ambientais, aos impactes da revolução tecnológica e digital, bem como ao emergir de novas realidades patrimoniais e culturais.

As III Jornadas da RMA serão igualmente um momento oportuno para repensar novas formas de diálogo, práticas de proximidade, inclusão, cooperação e interação mais efetiva com os seus públicos e utilizadores, abertura a projetos de parceria com as comunidades envolventes, questionando criativamente a missão e os limites da intervenção museológica, enquanto laboratório ativo de ideias e temas socialmente relevantes.

Por último, as jornadas pretendem contribuir para o desenvolvimento evolutivo e dinâmico da própria definição de museu e dos seus novos desafios, prosseguindo e desenvolvendo a política formativa e interventiva da Rede de Museus de Algarve e dos seus profissionais.

Ao longo do dia, e após o início da sessão de abertura às 9h30, serão apresentadas e debatidas durante o período da manhã, as quatro comunicações dos convidados da RMA, António Candeias (diretor do Laboratório de Conservação e Restauro José de Figueira), Elisabete Pereira (investigadora do Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH), Luís Raposo (arqueólogo, presidente do ICOM Europa) e José Gameiro (diretor científico do Museu de Portimão e membro do júri internacional Museu Europeu do Ano), repartidas por dois painéis: “As coleções entre o passado e o futuro” e “Os museus como espaço de diálogo entre o passado e o futuro”.

À tarde, serão apresentadas breves comunicações (diapositivos/posters) sobre experiências de membros da Rede de Museus do Algarve, dentro da temática das Jornadas, a que se seguirá a mesa redonda “Entre Pessoas e Património, que Museus?”.

Além dos quatro convidados do período da manhã, a mesa redonda contará com a participação de Maria de Jesus Monge (diretora do Museu-Biblioteca da Fundação da Casa de Bragança em Vila Viçosa), Dália Paulo (diretora municipal da Câmara de Loulé), António Carvalho (diretor do Museu Nacional de Arqueologia) e Rui Parreira (diretor de Bens Culturais da Direção Regional de Cultura do Algarve).

A participação nas III Jornadas RMA, que contam com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira, são gratuitas, devendo as inscrições ser realizadas em museusdoalgarve.wordpress.com

Comentários

pub