Em Portimão, “nunca houve um Natal assim”

Haverá uma pista de gelo verdadeiro com 200 metros quadrados

A Magia do Natal vai invadir Portimão, de 29 de Novembro a 6 de Janeiro. O mundo da fantasia irá percorrer as ruas da cidade, desde o Largo da Mó, na zona histórica, até ao Jardim Visconde Bivar, na zona ribeirinha.

Pelas ruas, haverá Presépio, Casa do Pai Natal, Árvore de Natal, Trenó, um Atelier com Duendes, um palco e de um Mercado de Natal, sem esquecer o Carrossel, o Comboio de Natal e de uma pista com gelo verdadeiro. Espetáculos, muita animação e uma «iluminação ímpar completam uma proposta de Natal como nunca houve».

As boas-vindas à quadra festiva estarão repletas de surpresas e estão agendadas para dia 29 de Novembro, às 17h30, na Praça Manuel Teixeira Gomes.

Às 18h00, chega o Pai Natal para inaugurar a sua Casa. Segue-se uma arruada pelos espaços natalícios da cidade, com paragem no Jardim 1º de Dezembro, para a inauguração da Exposição de Natal.

O percurso continua em direção ao Largo D. João II (Largo da Mó), com uma visita ao presépio com figuras em tamanho real. Aqui, terá lugar a inauguração da nova iluminação de Natal.

Às 19h00, na Praça da República (Alameda), poderá assistir-se ao espetáculo de som, luz e cor dos Arcos da Alameda, que terá depois lugar várias vezes ao dia, seguido da inauguração do Mercado de Natal, da Pista de Gelo e de um espetáculo de magia que «encantará miúdos e graúdos».

A Câmara de Portimão salienta, em nota de imprensa, que «a aposta deste ano é [feita] no aumento de locais iluminados e no reforço os elementos decorativos». As novidades são a Avenida Tomás Cabreira, na Praia da Rocha, e a Rotunda do Portimão Arena.

A autarquia sublinha que a iluminação decorativa é «uma forma de apoio ao comércio local e às atividades económicas, trazendo mais animação às ruas, tornando-as mais atrativas».

A pista de «gelo verdadeiro», como a autarquia faz questão de sublinhar na sua nota de imprensa, terá 200 metros quadrados e ficará situada na Praça da República (Alameda).

Os mais pequenos poderão também fazer pinturas faciais e escrever a carta ao Pai Natal no Atelier dos Duendes, entregar as cartas com o que mais desejam no Marco do Correio, tirar a foto para o Postal de Natal junto da Árvore de Natal (com 11 metros de altura). Podem ainda imaginar-se como ajudantes do Pai Natal, entregando os presentes diretamente no seu Trenó, localizado na Praça Manuel Teixeira Gomes.

Os portimonenses e os visitantes poderão ainda ficar a conhecer como é celebrado o Natal noutros países, através da exposição “Lendas e Contos de Natal” patente no Jardim 1º de Dezembro.

Poderão igualmente comprar presentes no Mercadinho de Natal e provar as melhores iguarias na Alameda, junto à pista de gelo.

Todas as sextas-feiras e sábados, haverá espetáculos no palco de Natal, também situado na Alameda, sendo que os sábados também serão preenchidos com desfiles temáticos pelas ruas da cidade.

O Teatro Boa Esperança fará parte da programação, com o espetáculo musical “O Sonho de Ernesto”, uma hilariante história de um Duende com um vício bem conhecido de todos, o do telemóvel.

Este é o Musical de Natal para todas as famílias, que certamente irá acordar todos os “Ernestos” que existem dentro de nós.

O espetáculo apresenta-se aos sábados, às 21h00, e aos domingos, às 11h00. As escolas poderão realizar marcações para sessões semanais (11h00 e 15h00).

No âmbito da mobilidade sustentável, no dia 14 de Dezembro, às 15h00, realiza-se o passeio “Natal Ciclável” na zona histórica da cidade. O ponto de concentração será no Jardim 1º de Dezembro, devendo os participantes estar trajados ou ostentar um adereço natalício. O percurso de 4 a 5 quilómetros terá o seu término na Alameda por volta das 17h30, com muitas surpresas.

As inscrições estão abertas a Bicicletas, Trotinetes, Patins, Skates e Hoverboards, Segways, e poderão ser feitas no site do município.

Clique aqui para conhecer toda a programação

 

 

Comentários

pub