Culatra publica agenda de transição para as energias limpas

Munida desta agenda, a Culatra irá nos próximos meses aprimorar o desenvolvimento do projeto

Foto: Fabiana Saboya

A agenda de transição para as energias limpas da Culatra foi publicada, esta quarta-feira, 20 de Novembro. 

De resto, além da Culatra, outras cinco ilhas europeias publicaram as suas agendas de transição, «dando um passo firme no sentido de descarbonizar seus sistemas de energia, com um forte foco no envolvimento dos cidadãos».

Selecionados pela Iniciativa Energia Limpa para Ilhas da UE da Comissão Europeia em Fevereiro de 2019, as Ilhas Aran (Irlanda), o arquipélago de Cres-Losinj (Croácia), Culatra (Portugal), La Palma (Espanha), Salina (Itália) e Sifnos (Grécia) desenvolveram nos últimos nove meses caminhos de descarbonização adaptados às suas necessidades.

As seis agendas de transição para energia limpa foram publicadas no contexto do quarto Fórum sobre Energia Limpa para as Ilhas da UE, em Split e Hvar, Croácia, onde as partes interessadas da comunidade das ilhas da UE se reúnem até sexta-feira, dia 22, para discutir caminhos de transição, tecnologias e oportunidades para envolver ativamente os cidadãos.

«Graças à evolução da tecnologia, o potencial para reduzir os custos de energia nas ilhas e avançar para a autonomia energética nunca foi tão grande. Estabelecida no contexto do pacote de medidas Energia Limpa para todos os Europeus, a Iniciativa Energia Limpa para Ilhas da UE é criada para auxiliar e acelerar esse processo», refere Ditte Juul-Jørgensen, diretor-geral para a Energia.

«Além disso, as ilhas podem ser faróis para a ação climática global. Seja através de mais energia eólica, reformando residências, movendo-se em direção à mobilidade elétrica, descarbonizando o transporte marítimo ou implantando energia renovável para água quente e aquecimento doméstico, as soluções de descarbonização mostradas por essas seis ilhas piloto guiar-nos-ão por percursos de maior eficiência energética, mais renováveis e de menor pegada de carbono», acrescenta.

As agendas de transição das ilhas foram produzidas em coautoria pelas equipas de transição das ilhas, que no caso de Portugal inclui a Universidade do Algarve, a Associação de Moradores da Ilha da Culatra e a Make it Better e pelo Secretariado de Energia Limpa para as Ilhas da UE.

Munida desta agenda, a Culatra irá nos próximos meses aprimorar o desenvolvimento do projeto e fortalecer as suas estratégias de envolvimento da comunidade local.

Várias outras ilhas da UE estão atualmente em processo de desenvolvimento de agendas de transição para energia limpa que serão publicadas no próximo ano.

O grande objetivo de todo o projeto “Culatra 2030 – Comunidade Energética Sustentável” passa por tornar a ilha piscatória autossuficiente do ponto de visto energético, usando, por exemplo, energia solar e eólica.

Outras ideias passam, por exemplo, pela instalação de uma estação de reciclagem, pelo uso de barcos elétricos ou por implementar processos de dessalinização da água.

Para consultar a agenda publicada, clique aqui.

Comentários

pub