Centro Ciência Viva de Lagos está em missão museológica e científica na Coreia do Sul

Diretor do CCV Lagos participa é orador convidado de um simpósio, visita uma universidade e vai conhecer o património paleontológico sul-coreano

Daejeon, na Coreia do Sul, em foto de Luís Azevedo Rodrigues

O Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL), por intermédio do seu diretor Luís Azevedo Rodrigues, vai apresentar e desenvolver trabalho a convite de instituições da Coreia do Sul, na Ásia, entre 6 e 14 de Novembro.

As várias tarefas de trabalho e cooperação envolvem as Atividades de Ciência e Tecnologia para Seniores, a formação em Comunicação de Ciência para alunos sul-coreanos e trabalho de investigação no património paleontológico deste país asiático, em particular as pegadas de dinossauro.

Luís Azevedo Rodrigues será um dos oradores convidados no Simpósio Internacional de Museus de Ciência, no Museu Nacional de Ciência em Daejeon, considerada a “Sillicon Valley” coreana, onde apresentará o trabalho desenvolvido com seniores pelo CCVL.

Este trabalho decorre não só da experiência de cinco anos que o CCVL tem trabalhando com seniores dos concelhos de Lagos e de Silves, mas igualmente da pesquisa deste tipo de atividades a nível mundial, e da importância crescente da Economia Prateada, trabalho sistematizado na revista Spokes, da Associação Europeia de Museus e Centros de Ciência, da responsabilidade de Luís Azevedo Rodrigues e Sara Mira, do CCVL.

Estas experiências já haviam sido selecionadas para serem apresentadas por Luís Azevedo Rodrigues na Cimeira Mundial de Museus e Centros de Ciência, em Tóquio, em 2017.

Após a participação no Simpósio Internacional, Luís Azevedo Rodrigues desloca-se à Chinju National University of Education, onde ministrará um workshop introdutório à Comunicação de Ciência, a sua importância, técnicas e aplicações.

Ainda a convite desta Universidade, o diretor do CCVL, paleontólogo, fará diversas visitas de trabalho pelo património paleontológico sul-coreano, em particular a algumas jazidas de pegadas de dinossauro e de pterossauros, bem como às coleções de vários museus de História Natural.

Estes trabalhos do CCVL na Coreia são suportados pelas instituições sul-coreanas envolvidas, nomeadamente o Museu Nacional de Ciência em Daejeon e a Universidade de Chinju.

 

Vídeo de apresentação do Simpósio Internacional de Museus de Ciência

 

제9회 국제과학관심포지엄(International Symposium of Science Museums 2019)

제9회 국제과학관심포지엄으로 여러분을 초대합니다.많은 관심바랍니다. 🙂

Publicado por ISSM 2019 em Terça-feira, 8 de outubro de 2019

Comentários

pub