Beja acolhe primeiro congresso internacional sobre Mariana Alcoforado

Este congresso terá início em Lisboa

O primeiro congresso internacional sobre a freira Mariana Alcoforado, que se acredita ter escrito as cinco cartas de amor publicadas há 350 anos, realiza-se nos dias 16 e 17 de Novembro, em Beja.

«Três séculos e meio após da vinda a público de um dos textos mais influentes da cultura ocidental, o apelo das famosas Cartas permanece irresistível: o epistolário da freira de Beja, com a sua impetuosa escrita de amor e dor, suscitou e suscita sempre inúmeros debates, ensaios, teses de doutoramento, recriações literárias novelísticas, poéticas e teatrais, obras pictóricas, plásticas e musicais, figurando de forma preeminente no imaginário português e estrangeiro», diz a Câmara de Beja.

Quase meia centena de participantes, oriundos de sete países,vão estar reunidos, durante dois dias, em Beja, para um exame aprofundado dos estudos já realizados e o lançamento de novos trabalhos sobre a clarissa alentejana e o mundo barroco em que viveu.

Esta é uma organização de investigadores da Universidade Nova de Lisboa em colaboração com a Universidade de Massachusetts e com a Câmara Municipal de Beja.

A comissão científica é composta pelos professores Filipe Delfim Santos, Klobucka, Parreira, Amaral de Oliveira, Maria Odete Sequeira Martins, Myriam Cyr e Lisa Forrell, bem como os padres Cartageno e Aparício.

Este congresso terá início em Lisboa a 15 de Novembro, na Biblioteca Nacional de Portugal, onde terá lugar a concentração dos congressistas e abertura do Congresso Mariana com a visita guiada à exposição bibliográfica sobre as Lettres Portugaises, preparada para o Congresso com as espécies daquela instituição.

Estarão presentes 50 Membros do Comité de Apoio, oriundos de oito nações, bem como 45 congressistas que viajaram para Beja desde seis nações (Bélgica, Brasil, Espanha, França, Reino Unido, Estados Unidos da América) e de várias cidades portuguesas do Norte, Centro e Sul.

A organização incluiu no programa três visitas guiadas, seis omenagens (Mariana Alcoforado, Noël Bouton, Luciano Cordeiro, Florbela Espanca, Luís Amaro, Leonel Borrela) e o lançamento de quatro livros (Vitor Amaral de Oliveira, Miguel Borrela, Patricia Tavares de Azevedo, Paulo Monteiro).

O congresso internacional sobre Soror Mariana Alcoforado tem previstas 42 comunicações em torno do mote “Melancholy, Love and Letters”, num programa que contempla ainda infografias de Cristina Pires dos Santos, patentes no Instituto Politécnico de Beja e uma mostra de ilustrações.

Comentários

pub