Astrofísicos Tiago Campante e Hugo Messias dão palestra no Centro Ciência Viva de Lagos

Atividade inserida na Semana da Ciência e da Tecnologia 2019

O Centro Ciência Viva de Lagos será palco de uma conversa com os astrofísicos Tiago Campante, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (Porto), e Hugo Messias, do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa, na sexta-feira, dia 29, às 21h00, com entrada livre.

As estrelas e os planetas extra-solares vão ser o ponto de partida para uma tertúlia animada que liga astrobiologia, exploração do sistema solar, robótica, buracos negros e ondas gravitacionais.

Trata-se de uma atividade inserida na Semana da Ciência e da Tecnologia 2019, que, por todo o país, inclui visitas guiadas a laboratórios, palestras com investigadores, exposições, cafés de ciência e atividades experimentais para todas as idades, num total de 350 acções gratuitas.

No CCV de Lagos, nos dias 26 e 28, às 15h00, haverá mais uma ação do programa «Ciência não tem Idade», dirigido a seniores. Trata-se de uma visita ao Centro Ciência Viva de Lagos, que integra o conhecimento da história e património e relaciona com os novos conhecimentos à luz da ciência e tecnologia. Explorar algumas das atividades no espaço Dóing irá permitir dar a conhecer a estes visitantes as novas culturas tecnológicas e científicas do nosso quotidiano.

Na noite de 29, a partir das 23h00, se o tempo o permitir, haverá uma sessão de astronomia.

No dia 30, às 10h00 (em língua portuguesa) e às 13h00 (em língua inglesa), terá lugar o workshop Odisseia Genética. Depois de uma recolha de amostras, os participantes deste workshop voltam a juntar-se para descobrir os resultados do seu património genético escrito nas entrelinhas do seu ADN.

 

 

Programa completo da Semana da Ciência e Tecnologia 2019 em cienciaviva.pt

 

 

 

 

 

Comentários

pub