Aljezur entrega Medalha de Ouro do Município à Universidade do Algarve

Espaço+ de Aljezur tem patente a exposição “40 Anos a Construir o Futuro” até 21 de Dezembro

A Câmara de Aljezur entregou, esta quinta-feira, 21 de Novembro, à Universidade do Algarve, a Medalha de Ouro do Município, no ano em que a academia algarvia comemora o seu 40º aniversário.

A cerimónia, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contou com a presença dos membros do executivo aljezurense, do reitor Paulo Águas e da restante equipa reitoral.

Nesta sessão, os aljezurenses Ivo Matias, aluno, e Amílcar Duarte, professor da Universidade do Algarve, foram convidados a falar sobre a sua experiência na academia algarvia.

José Gonçalves, presidente da Câmara de Aljezur, na sua intervenção, destacou a «importância da Universidade para o Município» e para a região.

Para o autarca, há «uma responsabilidade de todos» de «aproveitar, “usar” e, acima de tudo, colaborar» com a academia «tirando todo o partido e vantagem de termos na região uma Universidade, e neste caso a nossa Universidade, a Universidade do Algarve».

José Gonçalves agradeceu ainda «aos que, em 1979, na Assembleia da República, tiveram a atitude irreverente, ousada, mas com visão de futuro, de apresentar o Projeto Lei, que deu origem à criação da Universidade do Algarve».

O presidente da Câmara de Aljezur lembrou ainda os reitores que já passaram pela Universidade do Algarve desde Manuel Gomes Guerreiro, Lloyd Braga, Jacinto Marques, Eugénio Alte da Veiga, Adriano Pimpão, João Guerreiro, Antonio Branco e, atualmente, Paulo Águas, «por todo o trabalho desenvolvido pela Universidade».

Por seu lado, Paulo Águas destacou «a honra de estar em Aljezur a receber esta distinção, sendo a primeira do género que a Universidade recebe, nos seus quarenta anos de existência».

Também esta quinta-feira, foi inaugurada a exposição itinerante “40 Anos a Construir o Futuro”, que está patente no Espaço+ de Aljezur e que pode ser visitada até ao dia 21 de Dezembro.

Comentários

pub