Setembro foi mês «quente e seco»

Metade do território algarvio (mais a Sotavento) continua em seca extrema

O mês de Setembro foi «quente e seco», acaba de anunciar o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

Setembro «classificou-se como quente em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação», explica o IPMA.

O valor médio da temperatura média do ar em Portugal continental (20.95 °C) foi superior ao valor normal em 0.72 °C.

Já o valor médio da temperatura máxima do ar (28°C) foi 1.71 °C superior ao valor normal, sendo o sexto valor mais alto desde 2000.

O valor médio da temperatura mínima do ar (13.90 ºC) foi 0.26 °C inferior ao valor normal.

Na primeira quinzena do mês de Setembro, considerando a média para Portugal Continental, «os valores de temperatura do ar foram, em regra, superiores ao valor médio, destacando-se os valores de temperatura máxima, no período de 1 a 8 que estiveram muito acima do normal».

O valor médio da quantidade de precipitação em Setembro, 19.8 mm, corresponde a cerca de 47 % (-22.3 mm) do valor normal mensal.

No final do mês de Setembro, a região do interior Norte e Centro, o Vale do Tejo, o Alentejo e o Algarve continuam com valores de percentagem de água no solo iguais ou próximos ao ponto de emurchecimento permanente. Ou seja: os solos estão cada vez mais murchos.

Na região do Minho verificou-se um ligeiro aumento dos valores de percentagem de água no solo em relação ao final de Agosto.

De acordo com o índice meteorológico de seca (PDSI), no final de Setembro, mantém-se a situação de seca meteorológica, «verificando-se um aumento da área em seca moderada nas regiões do Norte e Centro e uma diminuição da área em seca extrema no Sul».

Ainda assim, metade do território algarvio (mais a Sotavento) continua em seca extrema e a outra em seca severa (mais a Barlavento), como ser comprovado nesta imagem.

No final de Setembro, a distribuição percentual por classes do índice de seca no território é a seguinte (Tabela 1): 15.4 % seca fraca, 48.4 % seca moderada, 32.7 % seca severa e 3.4 % seca extrema.

Comentários

pub