São Brás já lançou nova edição do Orçamento Participativo

Proposta vencedora vai ser anunciada em Dezembro

Já começou o período de apresentação de projetos no âmbito do Orçamento Participativo 2020 de São Brás de Alportel, com o lema “As suas ideias dão futuro”. 

Para esta edição, o Município reservou 70 mil euros para a concretização do projeto vencedor. O processo começa com a fase de apresentação de ideias/propostas de investimento até dia 31 de Outubro. Cada proposta deve ser acompanhada de uma breve descrição, estimativa de orçamento e outros documentos que possam ajudar a perceber o projeto em causa.

Depois de analisadas as propostas, mediante uma análise técnica, sendo verificada a sua exequibilidade e interesse para a comunidade, estas serão colocadas a votação num segundo momento de participação cívica da comunidade.

Essa fase de análise vai decorrer durante a primeira quinzena de Novembro, ao passo que, na segunda, se realizará a votação.

Por sua vez, a proposta vencedora vai ser anunciada em Dezembro. O projeto mais votado será incluído no Orçamento Municipal de 2020.

Envolver a comunidade na vida e no futuro do concelho de São Brás de Alportel é o objetivo deste instrumento de gestão pública participada que a autarquia iniciou em 2006.

«Desde então, os munícipes têm mostrado a sua capacidade para pensar o concelho, têm apresentado muitas propostas e ajudado o executivo nas suas decisões», diz a Câmara de São Brás.

A concretização do Parque Roberto Nobre, o Espaço Desportivo do Jardim Carrera Viegas, a Praça da República, o Parque das Amendoeiras, a Reabilitação da Entrada Nascente, a ampliação da rede de passeios acessíveis com a criação da Rotunda em homenagem à Liberdade e até o Skate Parque nasceram justamente de propostas apresentadas ou defendidas pelos munícipes nos Orçamentos Participativos que há treze anos trouxeram para a rua o processo de elaboração do orçamento.

Os formulários de participação estão disponíveis na Câmara Municipal, nos serviços municipais e aqui. 

As propostas podem ainda ser enviadas para o e-mail orç[email protected].

Comentários

pub