«Sábado já não há sardinha fresca»

Julho foi o mês em que o preço da sardinha esteve mais alto em Faro

Foto: Rodrigo Viegas | ETIC_Algarve

«Sábado já não há sardinha fresca», anuncia José Correia, vendedor no Mercado de Faro. É que no próximo sábado, 12 de Outubro, será o último dia em que se vai poder comprar sardinhas frescas em Portugal, pois, a partir dessa data, voltará a ser proibida a pesca desse peixe.

Nataniel Correia, vendedor de pescado há sete anos no Mercado de Faro e que se abastece na lota de Olhão, acrescentou que «a sardinha está no seu limite», sendo mesmo um dos peixes que mais se vende no mercado.

Julho foi o mês em que o preço da sardinha esteve mais alto, no mercado da capital algarvia. Segundo Nataniel Correia, o preço chegou a 5 euros por quilograma. Esta sexta-feira, apesar de tudo, não estava muito mais barata: 4 euros.

A captura e descarga de sardinha fica proibida a partir de sábado, segundo um despacho do secretário de Estado das Pescas publicado no dia 9 em Diário da República.

«A partir das 12h00 do dia 12 de Outubro, é proibida a captura, manutenção a bordo e descarga de sardinha, com qualquer arte de pesca», refere o despacho.

 

O vendedor senhor Correia – Foto: Rodrigo Viegas | ETIC_Algarve

A pesca da sardinha tem vindo a ser gerida «com o objetivo de assegurar a gradual recuperação do recurso, em linha com os objetivos da Política Comum das Pescas». Por esse motivo, tem havido todos os anos paragens do setor, assim como têm sido implementadas medidas de proteção dos juvenis e impostos limites anuais às possibilidades de captura.

No corrente ano, a pesca da sardinha tinha sido retomada a 3 de Junho, ainda que com medidas de gestão e limites de captura definidos, depois de ter estado parada desde meados de Setembro de 2018.

O Conselho Internacional para a Exploração do Mar está a avaliar o estado do recurso de forma a definir possibilidades de pesca para Portugal e Espanha em 2020.

 

Nota: artigo elaborado pelos alunos Rodrigo Viegas, Inês Maria e Flávio Costa, do Curso de Fotografia Profissional da ETIC_Algarve.

 

Comentários

pub