PS e PSD ganham um deputado pelo Algarve, CDU e CDS ficam sem nenhum

Jamila Madeira encabeçou lista dos socialistas

O PS elegeu cinco deputados pelo círculo do Algarve, mais um do que tinha na anterior legislatura. A noite também correu de feição ao PSD que também ganha um deputado pela região e passa a ter três. CDS-PP e e CDU perderam o deputado que tinham.

O nono deputado pela região é João Vasconcelos, do Bloco de Esquerda, que volta a ser eleito. O BE foi, novamente, a terceira força mais votada pela região, apesar de ter conseguido menos votos do que em 2015.

O grande vencedor da noite no Algarve, como a nível nacional, foi o PS. Os socialistas elegeram cinco elementos da sua lista, nomeadamente Jamila Madeira, José Apolinário, Jorge Botelho, Joaquina Matos e Luís Graça.

De caminho, aumentaram a percentagem e o número de votos, em relação a 2015.

Mas também o PSD se pode gabar de ter conseguido um bom resultado, apesar de ter tido (muitos) menos votos do que há quatro anos.

Aqui, a comparação não poderá ser feita de forma direta, já que, em 2015, os social-democratas se candidataram coligados com o CDS-PP. Juntos, os dois partidos conseguiram 31,47% e um total de 59.950 votos, elegendo três deputados – dois do PSD e um do CDS-PP.

Desta vez, o PSD, sozinho, teve 38.504 votos (22,3%). Mesmo somando os 6,578 votos conseguidos hoje pelo CDS-PP, a descida foi grande.

Certo é que o PSD passa a ter mais um deputado do que há quatro anos. Os três deputados social-democratas são Cristóvão Norte, Rui Cristina e Ofélia Ramos.

A CDU foi a quarta força mais votada no Algarve, mas não conseguiu votos suficientes para eleger Tiago Raposo, cabeça de lista pelo círculo de Faro.

Também João Rebelo, do CDS-PP, não conseguiu um lugar na Assembleia da República. Aliás, mais perto disso esteve Paulo Baptista, do PAN, que foi a quinta força mais votada, à frente dos centristas.

Conheça os resultados no Algarve ao pormenor na infografia feita pelo Sul Informação.

Comentários

pub