Parque das Fontes de Estômbar promove caminhada à descoberta das aves

Inscrições para este passeio são gratuitas

Uma caminhada de observação de aves no Parque Municipal do Sítio das Fontes (37.1605708°,-8.4866265°) e nos Arrozais do Rosário (37.172010°, -8.484406°), perto de Estômbar e nas margens do Arade, está marcada para o próximo sábado de manhã, dia 19 de Outubro.

O ponto de encontro será o Centro de Interpretação da Natureza das Fontes de Estômbar, às 9h00, para o que promete ser uma manhã agradável, cheia de movimento, melodia e cor.

As inscrições para este passeio, que são gratuitas, devem ser feitas através do telefone 282380456 ou do email [email protected].

No fim-de-semana de 4 e 5 de Outubro, decorreu a edição de 2019 do EuroBirdwatch (Fim-de-semana Europeu de Observação de Aves), coordenado em Portugal pela SPEA e outros parceiros regionais. A BirdLife International coordena o maior evento europeu dedicado à observação de aves desde 1993 e pretende alertar para a importância das aves migradoras e dos seus habitats.

Neste princípio de Outono, é possível observar a chegada das espécies invernantes ou a partida daquelas que se deslocam para sul em busca de climas com Invernos mais amenos.

O Município de Lagoa associa-se ao evento, numa altura em que o seu território é atravessado por milhares de aves migratórias, com esta caminhada de observação de aves no Sítio das Fontes.

Com esta iniciativa, dinamizada em parceria com a Associação “A Rocha”, Lagoa pretende «sensibilizar para a importância e beleza das aves migratórias, alertando para os perigos que enfrentam no decorrer das suas deslocações, assim como para a necessidade de preservar os locais onde repousam, alimentam e reproduzem durante as migrações».

Este ano realizaram-se atividades em 35 países europeus. Em Portugal, há diversas atividades em que poderá ainda participar de forma gratuita, sendo necessária, na maior parte dos casos, uma inscrição prévia.

Comentários

pub