Parque das Fontes de Estômbar promove caminhada à descoberta das aves

Inscrições para este passeio são gratuitas

Uma caminhada de observação de aves no Parque Municipal do Sítio das Fontes (37.1605708°,-8.4866265°) e nos Arrozais do Rosário (37.172010°, -8.484406°), perto de Estômbar e nas margens do Arade, está marcada para o próximo sábado de manhã, dia 19 de Outubro.

O ponto de encontro será o Centro de Interpretação da Natureza das Fontes de Estômbar, às 9h00, para o que promete ser uma manhã agradável, cheia de movimento, melodia e cor.

As inscrições para este passeio, que são gratuitas, devem ser feitas através do telefone 282380456 ou do email sitio.fontes@cm-lagoa.pt.

No fim-de-semana de 4 e 5 de Outubro, decorreu a edição de 2019 do EuroBirdwatch (Fim-de-semana Europeu de Observação de Aves), coordenado em Portugal pela SPEA e outros parceiros regionais. A BirdLife International coordena o maior evento europeu dedicado à observação de aves desde 1993 e pretende alertar para a importância das aves migradoras e dos seus habitats.

Neste princípio de Outono, é possível observar a chegada das espécies invernantes ou a partida daquelas que se deslocam para sul em busca de climas com Invernos mais amenos.

O Município de Lagoa associa-se ao evento, numa altura em que o seu território é atravessado por milhares de aves migratórias, com esta caminhada de observação de aves no Sítio das Fontes.

Com esta iniciativa, dinamizada em parceria com a Associação “A Rocha”, Lagoa pretende «sensibilizar para a importância e beleza das aves migratórias, alertando para os perigos que enfrentam no decorrer das suas deslocações, assim como para a necessidade de preservar os locais onde repousam, alimentam e reproduzem durante as migrações».

Este ano realizaram-se atividades em 35 países europeus. Em Portugal, há diversas atividades em que poderá ainda participar de forma gratuita, sendo necessária, na maior parte dos casos, uma inscrição prévia.

Comentários

pub
pub