Odemira celebra a sua interculturalidade

Dias da Interculturalidade visam fomentar a partilha e contacto entre diferentes culturas

Atividades culturais, desportivas e de partilha de experiências vão dar corpo aos Dias da Interculturalidade, que vão promover a aproximação entre culturas de 2 a 10 de Novembro, em Odemira.

Esta iniciativa tem o objetivo de «enaltecer a diversidade cultural existente no concelho de Odemira» e resulta de uma parceria entre o município de Odemira e diversas entidades locais, no âmbito do Odemira Integra+ – Plano Municipal para a Integração dos Migrantes.

«Pretende-se promover o convívio entre cidadãos migrantes e a comunidade local e sensibilizar para riqueza da interculturalidade, com a troca de experiências e a partilha de saberes, fomentando o contacto entre diferentes culturas», reforçou a Câmara odemirense.

No dia 2 de novembro, será promovida a comemoração da interculturalidade pelo movimento associativo, com várias atividades a decorrer no Centro Sociocultural de S. Miguel. No dia 6 de Novembro, as atividades serão dirigidas à comunidade escolar, no Colégio Nossa Senhora da Graça, em Vila Nova de Milfontes.

“Pensar Intercultural: Gentes e Cenários” é o tema do Encontro Interplataformas do Alentejo Litoral e da Península de Setúbal, que irá decorrer no dia 8 de Novembro, no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira. O evento contará com a participação de Sérgio Fernandes, diretor do Centro Distrital de Beja de Segurança Social, e de representantes do Alto Comissariado para as Migrações, dos Planos Municipais para a Integração de Migrantes de Odemira, Seixal e Almada, do Departamento de Saúde Pública da Autoridade Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, da ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho, do SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, do setor empresarial e da cooperativa Largo Residências.

O encontro terá painéis temáticos com testemunhos de migrantes a viver em Portugal e sobre “Promover a Interculturalidade no Local” e “Acolher, Integrar e Incluir”.

No dia 9 de Novembro, a partir das 15h00 horas, serão promovidas sessões gratuitas de capoeira e de yoga, no Jardim Público de Vila Nova de Milfontes.

Entre os dias 7 e 10 de Novembro, será dinamizado um ciclo de cinema documental dedicado ao tema da Interculturalidade, com sessões de cinema em Odemira, S. Teotónio e Vila Nova de Milfontes, promovido no âmbito do projeto GiraMundo da TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira.

Comentários

pub
pub