Novos Anais do Município de Faro homenageiam Joaquim Romero Magalhães

A obra «conta com um leque de artigos de grande qualidade de autores consagrados», garante a Câmara de Faro

Os novos Anais do Município de Faro (o 41º volume), que contam com homenagens a Joaquim Romero Magalhães, antigo diretor da publicação, são apresentados no próximo dia 26 de Outubro, às 15h30, na Biblioteca Municipal António Ramos Rosa. 

Esta será a edição comemorativa dos 50 anos da publicação, que será também de homenagem a Joaquim Romero Magalhães, falecido em Dezembro de 2018.

A obra «conta com um leque de artigos de grande qualidade de autores consagrados, de entre os quais um da autoria do próprio Joaquim Romero Magalhães», diz a Câmara de Faro.

Com direção de Joaquim Romero Magalhães de 2009 a 2018, «os Anais do Município de Faro passaram a ocupar um lugar de destaque no panorama nacional, constituindo um repositório das mais recentes investigações sobre a História do concelho e da região e um veículo privilegiado na divulgação dos trabalhos de investigadores especialistas nas suas diversas áreas, dos quais se destacam Joaquim Romero Magalhães, António Rosa Mendes, António Pires Ventura, José D’Encarnação, José Horta Correia, João Pedro Bernardes, António Paulo Oliveira».

José Matos Guita, Edite Esteves, João Leal, Alexandra Gonçalves, Marília Castro e Lina Vedes são apenas alguns dos que já inscreveram os seus nomes numa secção dos Anais de Faro que o seu diretor denominou de Vistos e Vistas, uma vertente memorialista de tempos vividos e reconstituídos que é já parte integrante da revista.

Este será um «valioso registo da memória de uma comunidade que, ao longo dos séculos, tem afirmado a sua singularidade e a sua riqueza, refletida num importante património material e imaterial», diz a autarquia farense.

«Estamos convictos de que a diversidade de autores e a variedade de temáticas apresentadas nesta nova edição, contribuirão uma vez mais para a afirmação dos Anais como uma publicação de referência na preservação e na divulgação da História e do Património material e imaterial de Faro».

A apresentação desta nova edição dos Anais estará a cargo do historiador Álvaro Garrido, professor associado com Agregação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador do CEIS20 (Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX).

A sessão, que contará com a presença de Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, contempla ainda um momento musical pelo Coral Ossónoba e um porto de honra para comemorar o cinquentenário da publicação.

Comentários

pub