Nova central fotovoltaica do Auchan do Fórum Algarve permite poupar 100 mil euros por ano

Empresa “Sotecnisol Power & Water” ganhou a empreitada

O hipermercado Auchan (Jumbo), em Faro, vai instalar uma central fotovoltaica, permitindo uma poupança de 100 mil euros, por ano, na fatura da eletricidade. 

A empresa “Sotecnisol Power & Water” ganhou a empreitada de instalação do equipamento.

O projeto prevê a execução de uma central fotovoltaica para autoconsumo (UPAC) que permitirá atingir uma autonomia considerável de consumo de energia elétrica.

A superfície comercial escolheu a empresa portuguesa para realizar uma obra de cerca de 525 mil euros de investimento, estando já a adaptação da cobertura em marcha.

Será necessário reforçar e adaptar a zona superior do edifício para que possa receber os 1.650 painéis solares, implantados numa área de 6 mil metros quadrados. Esta central terá a capacidade de produzir 910 400 kWh, o equivalente ao consumo de cerca 1860 habitações.

A «implementação deste projeto permitirá ao Auchan aumentar a sua competitividade pela redução significativa dos custos em energia elétrica. A redução da pegada ecológica da operação do Auchan de Faro é outra das mais-valias deste investimento», explica a empresa responsável pela obra.

Uma vez em funcionamento, a central de produção de energia fotovoltaica do Auchan será monitorizada ao minuto, 24 horas por dia. Através deste controlo à distância será possível acompanhar a produção energética, comparar fatores de produção e acionar piquetes de manutenção sempre que necessário.

Filipe Bello Morais, chief executive officer da Sotecnisol Power & Water, diz que «esta obra, com uma potência instalada de 569,25 kW, demonstra a capacidade da nossa empresa para a implementação de grandes centrais fotovoltaicas».

«Estamos num momento de transição energética do país e a Sotecnisol Power & Water quer fazer parte deste movimento de diminuição do impacto humano sobre o planeta», conclui.

Comentários

pub