Loulé instala postos para veículos elétricos «do litoral até à serra»

Ideia é ter pelo menos um posto em cada uma das freguesias já em 2020

Loulé vai criar uma rede de postos de carregamento para veículo elétricos «do litoral até à serra, prevendo-se a implantação de pelo menos um destes equipamentos em cada uma das freguesias deste município», anunciou a Câmara louletana.

«Estamos neste momento com 12 postos e iremos chegar, já em 2020, aos 18. Assim, cumpre-se aquele que é um dos nossos objetivos: disseminar o mais possível postos de carregamento para veículos elétricos. E nenhuma freguesia ficará de fora», assegurou ontem Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, na cerimónia de inauguração de dois destes postos, na Quinta do Lago e em Quarteira.

O município de Loulé está, inclusivamente, disposto a levar ainda mais longe o seu esforço, tendo em conta que «a oferta dos construtores das várias marcas do ramo automóvel é cada vez maior», o que leva a que haja «uma procura crescente de veículos elétricos e, portanto, os municípios têm que adaptar-se».

Para já, há dois novos postos nesta rede “verde” louletana, um no Centro Comercial Buganvília, na Quinta do Lago, e outro no Largo das Cortes Reais, em Quarteira, ambos da rede Mobi.E. existente em todo o país.

 

 

Estes terminais « são de carregamento semirrápido com tomadas do tipo “Mennekes” de 22kW. A existência destas duas tomadas permite carregar dois veículos em simultâneo, de 0% até 80% da bateria em menos de 30 minutos, condicionado às características do veículo a carregar».

«Para a utilização do equipamento é necessário um cartão de mobilidade elétrica, que deverá ser solicitado no site oficial da Mobi.E», acrescentou a Câmara.

A rede de postos de carregamento para veículo elétricos de Loulé já contaca antes com os postos de Vale do Lobo (freguesia de Almancil), Vilamoura (freguesia de Quarteira) e Loulé (freguesia de S. Sebastião).

Disponível está também um posto na Av. José da Costa Mealha, em pleno coração da cidade de Loulé (freguesia de S. Clemente), artéria que está neste momento a ser intervencionada.

Futuramente serão criados equipamentos similares na Av. José dos Santos Farias e Rua Cristóvão Pires Norte (freguesia de Almancil), Av. 25 de Abril (freguesia de Alte), Rua do Montinho (freguesia do Ameixial), Av. André Jordan (freguesia de Boliqueime), Av. Laginha Serafim, Rua Cónego Clemente Brito Pinto e Rua Drª Laura Ayres (freguesia de S. Clemente), Quinta do Romão e no estacionamento junto à Av. Francisco Sá Carneiro (freguesia de Quarteira), Fundação Manuel Viegas Guerreiro (União de Freguesias Querença,Tôr e Benafim), Rua Manuel Dourado Eusébio e antiga estação de combustível do Barranco-do-Velho (freguesia de Salir).

Também no Parque de Estacionamento de Loulé serão criados 4 postos de carregamento lento e 2 postos de carregamento semirrápidos que serão gratuitos parta os utentes.

Fotos: Câmara de Loulé

Comentários

pub