Loulé discute alterações climáticas com Pedro Martins Barata

Esta conferência tem entrada livre

As alterações climáticas são o tema da próxima conferência do ciclo “Horizontes do Futuro”, no dia 24 de Outubro, às 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé, com a presença de Pedro Martins Barata. 

Este é «um tema que está na ordem do dia em todo o mundo e que faz parte da agenda da Câmara de Loulé, um dos municípios portugueses que mais tem acolhido esta matéria na sua ação», diz a autarquia.

As alterações climáticas e a transição energética colocam desafios a todos os níveis da governação. Por um lado, a capacidade de “resolver” o problema das alterações climáticas é limitada a todos os níveis pela escala do problema.

Por outro, a ubiquidade dos impactos e das causas das alterações climáticas implicam o repensar do nosso atual modelo social e económico, implicando, mais do que reformas, revoluções em alguns dos sistemas que hoje temos como estáveis.

Pedro Martins Barata é licenciado em Economia, pela Universidade Nova de Lisboa, e tem um mestrado em Economia, pela London School of Economics, onde se especializou em avaliação e política ambiental.

É CEO da GET2C e coordena a área de clima, consultoria estratégica, política, energia e carbono.

Tem mais de 20 anos de experiência em política climática e mercados de carbono, tendo exercido as funções de consultor regular do Banco Mundial, das Nações Unidas e Comissão Europeia na área da mitigação das alterações climáticas e de team leader em variados projetos de consultoria em geografias como Marrocos, Tunísia, Vietname, Costa Rica, Angola e Colômbia.

Foi membro e vice-presidente do Comité Executivo do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo para o Protocolo de Quioto e vice-presidente do Painel de Metodologias onde participou na elaboração, aprovação e revisão de metodologias MDL para projetos de redução de emissões de gases de efeito de estufa (GEE).

Prestou assessoria política de clima ao Ministério do Ambiente de Portugal e foi membro da delegação portuguesa e europeia para a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre as alterações climáticas em negociações europeias e das Nações Unidas.

É coordenador do Roteiro para a Neutralidade Carbónica em Portugal, projeto do Ministério do Ambiente e Transição Energética.

Foi consultor sénior de Política na Comissão Interministerial para as Alterações Climáticas do Ministério do Ambiente de Portugal, onde supervisionou o Roteiro Nacional de Baixo Carbono, a implementação de planos setoriais de mitigação de emissões de GEE e a participação do Governo Português em fundos internacionais de carbono.

Esta conferência tem entrada livre.

Comentários

pub