Lagoa prepara geminação com Darthmouth, nos Estados Unidos

Acordo deve ser assinado em Março do próximo ano

Lagoa e Darthmouth, no estado de New Hampshire, nos Estados Unidos da América, estão preparar um acordo de geminação.

Este processo iniciou-se em Março de 2018, quando o executivo de Lagoa foi convidado pela cidade geminada de Lagoa dos Açores para participar no Encontro das Cidades-Irmãs, em Massachusetts, nos Estados Unidos da América.

Nessa altura, «foram realizadas várias reuniões por ambos os executivos».

Agora, foi a vez de Shawn McDonald, presidente da vila de Darmouth, visitar Portugal, no passado dia 1 de Outubro. O representante da vila americana foi recebido por Luís Encarnação, presidente da Câmara de Lagoa, para uma apresentação de cumprimentos, troca de lembranças e análise dos pontos comuns entre Dartmouth e
Lagoa.

Segundo conta a Câmara de Lagoa, «o presidente de Dartmouth esteve em visita durante uma semana, com o objetivo de conhecer o que Lagoa tem de melhor, o seu produto turístico, a sua gastronomia e vinhos, do golfe ao sol e praia, bem como toda a componente cultural material e imaterial».

Durante esta visita, «foram acertados os princípios do futuro protocolo de geminação, após a apresentação de ambos os concelhos e das suas potencialidades e formas de trabalho e iniciativas conjuntas», acrescenta a autarquia.

Para Luís Encarnação, «esta não será, apenas, mais uma geminação, mas visa objetivos bem claros e delineados com fundamentos na interação económica, na promoção turística num mercado extremamente importante no qual Lagoa se quer posicionar, em políticas direcionadas para a educação e para a cultura bem como no domínio da governação pública».

A Câmara de Lagoa revela que «algumas das intenções desta geminação passam por desenvolver programas de bolsas de estudo para alunos provenientes de Lagoa na universidade UMASS Dartmouth Marine Biology e na UMASS Dartmouth School of Innovation, bem como projetos de intercâmbio de alunos e professores».

Está ainda prevista a criação de um programa de estágios profissionais para os alunos lagoenses, a promoção turística de Lagoa no mercado americano e a divulgação do território para a captação de investimentos e promover o vinho, entre outras valências.

A Câmara de Lagoa prevê que a formalização da Geminação de Lagoa com Dartmouth aconteça em Março de 2020, nos Estados Unidos.

Comentários

pub