Jovens vão espalhar “Mensagem para um Tempo Futuro” em Sagres

Este é um projeto da associação Partilha Alternativa

“Mensagem para um Tempo Futuro – A Viagem das Palavras”. Este é o nome da iniciativa que se realiza esta segunda-feira, 28 de Outubro, a partir das 10h00, na Fortaleza de Sagres.

Trata-se de um projeto pedagógico e de cidadania, que envolve os jovens e os desafia a fazerem também eles uma viagem, por conceitos suscitados pelo tema da globalização, dos mares que nos banham e que celebramos como fator de união, mas que trazem em si o reflexo da memória de tantas aventuras, dificuldades e tragédias vividas por marinheiros.

«A partir desta viagem que nos leva ainda a refletir sobre a atual tragédia dos refugiados e dos fluxos migratórios que hoje se tornam um problema fulcral do mundo, um conjunto de jovens irá criar um registo gráfico – frases, poemas, desenhos – para largar ao vento “uma mensagem para um tempo futuro”, numa “viagem das palavras” que espalha a força intencional para a criação de um novo mundo», diz a Direção Regional de Cultura do Algarve.

«O Promontório de Sagres, distinguido com a Marca do Património Europeu, constitui o lugar ideal para o lançamento destas mensagens, pois carrega um forte valor simbólico de abertura ao Mundo através dos mares», acrescenta.

Este é um projeto da associação Partilha Alternativa, que conta com a participação do Agrupamento de Escolas de Vila do Bispo, e que integra o DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

Comentários

pub