Já começaram obras que vão criar zona de restauração no Mercado de Loulé

A empreitada vai demorar quatro meses e custa 575 mil euros

As obras de requalificação do Mercado Municipal de Loulé, que vão criar uma zona com quatro restaurantes no emblemático espaço louletano, arrancaram esta quarta-feira, 23 de Outubro.

A empreitada vai demorar quatro meses e custa 575 mil euros.

Tal como o Sul Informação deu conta, em primeira mão, a ideia é que, com esta praça de restauração, o Mercado de Loulé seja um polo dinamizador não só da atividade comercial deste ex-líbris do património de Loulé, como também da própria cidade.

Como explicou David Pimentel, presidente da empresa municipal Loulé Concelho Global, a abertura de quatro restaurantes na área central do edifício irá criar «uma maior amplitude de horário».

Atualmente, o Mercado abre às 7h00 e fecha às 15h00. No futuro, abrirá à mesma hora, mas só fechará às 23h00 ou 24h00, sem interrupções.

 

David Pimentel

 

A ideia é que, em simultâneo, os próprios operadores do pescado, talhos, frutas e legumes, entre outros, possam também desenvolver a sua atividade nesse horário alargado, «potenciando ocasiões de consumo não só dos próprios restaurantes que se irão abastecer aqui, como também clientes que nos visitam e pessoas que fazem as suas compras depois do trabalho, ao final do dia», como referiu o responsável da empresa municipal que gere o Mercado de Loulé.

«Uma vez que a cidade de Loulé tem, durante o período da manhã, uma dinâmica muito maior fruto da atividade comercial no Mercado, estima-se que a extensão deste horário de funcionamento possa atrair pessoas à cidade também durante a tarde e, não só à envolvente direta do Mercado mas também a outras artérias como a Praça da República ou Rua Maria Campina», diz a Câmara de Loulé.

Além das obras que serão realizadas na praça central onde irão nascer estes quatro espaços de restauração, criando condições para que haja posteriormente um contrato de concessão para a exploração dos mesmos, os trabalhos passam ainda pela melhoria das instalações sanitárias, pintura exterior e interior do edifício, recuperação das pedras da cantaria, colocação de um piso antiderrapante nas quatro entradas e de um piso novo na praça central com a imagem deste edifício histórico.

Na nova zona de restauração vai ser criado um espaço com mesas e cadeiras removíveis já que uma das ideias do executivo da Câmara de Loulé é que este seja também «um espaço dinamizador de eventos e um espaço social de convívio», criando-se aqui uma área de esplanada onde as pessoas poderão apreciar a sua refeição.

Desmistificando a ideia de que este polo será concorrência direta aos comerciantes à volta do Mercado, David Pimentel considera ser antes esta «uma oferta complementar que irá potencializar os clientes dos restaurantes periféricos».

«O Mercado é cada vez mais transversal pois não é só a sua vertente tradicional cá dentro mas também a envolvente, funcionando como uma âncora de atração», sublinha o presidente da LC Global.

 

 

De forma a minimizar os incómodos para operadores e compradores, os trabalhos que impliquem barulho ou poeiras serão executados no período entre as 15h00 e as 20h00 (quando o Mercado já está fechado).

A zona onde serão criados os quatro restaurantes vai ser devidamente isolada durante o período em que decorre a empreitada.

De 15 a 31 de Dezembro, as obras estarão paradas permitindo o normal funcionamento do espaço na época de Natal.

De forma a manter os comerciantes informados, a equipa da LC Global irá receber todos os interessados, no período das 15h00 às 17h30, no espaço do mercado, para esclarecer eventuais dúvidas sobre a evolução da obra.

«Penso que esta iniciativa permitirá dinamizar o centro da cidade de uma forma mais positiva e conto que possa ser uma solução que traga mais atividade económica para todos os operadores do Mercado, com esta valência suplementar que irá potenciar o negócio. O que nos interessa é alavancar o negócio daqueles que já cá estão com esta nova oferta e tornar este espaço icónico, que é o Mercado Municipal de Loulé, ainda mais atrativo para todas as pessoas que nos visitam», considerou Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé.

Comentários

pub