História do Alentejo Litoral dá-se a conhecer em Odemira

Encontro de História do Alentejo Litoral realiza-se, pela primeira vez, em Odemira

O Encontro de História do Alentejo Litoral de 2019 vai realizar-se entre os dias 18, 19, 20 e 26 de Outubro em Odemira, Vila Nova de Milfontes e em São Teotónio.

Esta será a primeira vez, em 12 anos, que o evento não se realizará em Sines. O Centro Cultural Emmerico Nunes, ao ver-se impossibilitado de organizar a iniciativa, desafiou o Grupo de Estudos do Território de Odemira – GESTO a dinamizar este «espaço de divulgação da História e do património cultural, tanto quanto possível em diálogo com outras ciências, aberto à sociedade e à livre participação pública».

Inspirado no tema “O Mar de onde saem todas as águas”, o encontro terá início com a conferência “O Almirante Manuel Pessanha”, apresentada pelo comandante José António Rodrigues Pereira (Academia da Marinha), no dia 18 de Outubro, às 15h30 horas, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira.

No dia 19 de Outubro, o encontro decorrerá no HS Hotel, em Vila Nova de Milfontes, a partir das 9h30 horas. Aqui, serão apresentas as conferências “Antecedentes Medievais da Expansão Marítima Portuguesa”, por Bernardo Vasconcelos e Sousa (Universidade Nova de Lisboa) e “A Barragem de Santa Clara e o Plano de Rega do Estado Novo”, por Fernando Oliveira Batista (Instituto Superior de Agronomia).

Durante a manhã haverá ainda uma mesa de comunicações alusivas ao tema “Patrimónios”. O tema do painel da tarde é “História Contemporânea”.

No dia 20 de Outubro, às 10h00 horas, o mesmo hotel acolhe a conferência “Do Promontorium Sacrum ao Promontorium Barbaricum – A Navegação Romana na Costa Sudoeste da Lusitânia”, apresentada por Vasco Gil Soares Mantas (Universidade de Coimbra). Durante a manhã decorrerá também a mesa temática dedicada à “História Antiga”.

O encontro termina no dia 26, às 10h00 horas, com a apresentação de duas comunicações sobre o património e a história da Freguesia de S. Teotónio no auditório da Caixa de Crédito Agrícola de S. Teotónio.

O evento é organizado pelo GESTO, com o apoio do Município de Odemira, da Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes, do Museu de Marinha, da Associação de Beneficiários do Mira, da Caixa de Crédito Agrícola de S. Teotónio, do Duna Parque Hotel Group, da TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira e da Era Imobiliária.

Comentários

pub