Guias turísticos europeus encontram-se em Faro

Faro também acolherá as I Jornadas Nacionais Guias de Portugal

250 guias turísticos de toda a Europa vão juntar-se em Faro entre os dias 19 e 24 Novembro, no 21º Encontro de Guias-Intérpretes Europeus – Fegmeeting 2019.

A edição deste ano do certame, que se realiza pela quarta vez em Portugal, «vai dedicar-se ao tema “O Início da Globalização e o Algarve”, recordando que partiu do Algarve, em 1415, a expedição portuguesa que conquistou a cidade de Ceuta marcando o início da expansão ultramarina portuguesa e europeia e o nascimento da Globalização», segundo a Câmara do Algarve.

O Fegmeeting 2019 é uma organização da Federação Europeia de Associações de Guias-Turísticos (FEG) e vai contar com diversas palestras e seminários sobre temas variados, além de visitas turísticas na cidade de Faro e encerra com um jantar de gala, a 23 de Novembro.

Paralelamente, a capital algarvia vai receber as I Jornadas Nacionais Guias de Portugal, um evento direcionado a «todos os profissionais do turismo nacional».

Neste caso, a iniciativa decorre entre os dias 18 e 23 de Novembro, e tem como objetivo permitir «que os guias turísticos tenham acesso às novas tendências de mercado, com formação ativa e qualificada».

Os trabalhos iniciam-se nos dias 18 e 19, com o curso T-GUIDE (Tourist Guides for people with Intellectual & learning Difficulties in Europe), que surgiu de uma colaboração entre a FEG – Federação Europeia de Guias e a ENAT – European Network For Accessible Tourism, e «visa preparar guias para orientarem visitas com pessoas com mobilidade reduzida e dificuldades de aprendizagem».

De 20 a 23 de Novembro irão realizar-se seminários, palestras e workshops, entre as quais se salienta a apresentação do escritor Afonso Reis Cabral (Prémio Saramago 2019) com a temática Nacional 2 Chaves / Faro 738 km.

No dia 23, o encontro termina com uma visita ao centro histórico de Faro, «onde se pretende dar a conhecer a Vila Adentro e os locais de maior relevância turística, com destaque para os museus da cidade, assim como a Sé e o Paço Episcopal», segundo a autarquia farense.

A cerimónia de abertura dos dois eventos terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Município, no dia 20 de Novembro, às 12h00.

«Está ainda previsto um programa de formação constituído por palestras, workshops e visitas em várias localidades da região Algarvia, nomeadamente Faro, Silves, Portimão, Tavira, Lagos, e Sagres, promovendo o convívio entre todos os participantes», concluiu a Câmara de Faro.

As inscrições no Fegmeetting 2019 podem ser feitas aqui e para as jornadas de guia podem ser feitas aqui.

Ambas as iniciativas são apoiadas pela Câmara de Faro.

Comentários

pub