Filme sobre cavalos-marinhos da Ria estreia-se a 18 de Novembro em Olhão

Este é um «projeto que o Município de Olhão muito se honra de financiar»

Foto: João Rodrigues

O filme “Cavalos de Guerra”, da autoria de João Rodrigues e que fala sobre os cavalos-marinhos da Ria Formosa, estreia-se no próximo dia 18 de Novembro, às 17h30, no Auditório Municipal de Olhão. 

Com entrada livre, a exibição serve de mote para assinalar o Dia Nacional do Mar, que se celebra a 16 de Novembro.

Aquela que foi considerada a maior comunidade de cavalos-marinhos do mundo, enfrenta hoje sérios riscos de desaparecimento.

Uma equipa de mergulhadores, fotógrafos e cientistas embarcaram numa missão pelas águas labirínticas da Ria Formosa, com o objetivo de salvar um dos tesouros mais valiosos de Portugal, o enigmático cavalo dos mares.

Este é um «projeto que o Município de Olhão muito se honra de financiar».

«O desaparecimento de cavalos-marinhos na Ria Formosa, nos últimos anos, é alarmante. A pressão humana sobre este ecossistema tem sido brutal e o habitat essencial destes seres vivos, constituído maioritariamente por pradarias de ervas marinhas, está a desaparecer a um ritmo alucinante», recorda a autarquia.

Entre as inúmeras ameaças, a captura ilegal com destino ao mercado asiático já dizimou grande parte da população.

De forma a combater este problema, o documentário Cavalos de Guerra, do Município de Olhão, produzido pela Chimera Visuals, pretende atuar como ferramenta de conservação através da sensibilização da comunidade.

Trata-se de um filme que pretende transmitir ao espectador «a necessidade de conservação do nosso património natural, assim como o papel importante que cada um de nós desempenha para o equilíbrio do meio ambiente, a nossa única casa».

Comentários

pub