Festa do Cinema Francês traz antestreias e muito humor Portimão

Serão exibidos sete filmes, ao longo de três dias

Filmes vindos de França, alguns deles em antestreia, vão invadir os cinemas Algarcine de Portimão entre os dias 5 e 7 de Novembro, em mais uma passagem da Festa do Cinema Francês pelo Algarve.

Ao longo de três dias, o público vai contactar «com a vitalidade e diversidade da produção ou coprodução francesa nos diferentes géneros, assim como o reencontro com filmes que fazem parte do património cinematográfico mundial», boa parte deles comédias, segundo a Câmara de Portimão.

A 20ª edição desta festa, subordinada ao tema “À grande e à francesa”, começou no dia 3 de Outubro e vai durar até 8 de Novembro. Neste período, vai passar em oito localidades de Norte a Sul do País.

Em Portimão, que desta vez é o único concelho do Algarve que recebe o evento, a extensão do festival começa no dia 5, às 21h30, com a exibição da comédia “Comme des Garçons”, de Julien Hallard, que «conta a história de um jornalista desportivo que, um dia, resolve organizar um jogo de futebol entre mulheres».

«Sem saber, estará envolvido na criação da primeira equipa francesa da modalidade no feminino», explica a Câmara.

No dia seguinte, às 10h30, será exibido no Cinema Algarcine do empresário e entusiasta da sétima arte Carlos Matos o filme “Le Voyage du Prince”, de Jean-François Laguionie, numa sessão dirigida ao público escolar.

«Esta animação fala de um velho príncipe que naufraga e vai ter a uma praia desconhecida. Ferido e perdido, acaba por ser salvo por um jovem, de seu nome Tom», descreveu a autarquia.

Também no dia 6, mas às 19h00, é mostrado o filme “Première Année”, de Thomas Litli, «drama que narra a história de dois colegas do curso de Medicina que acabam por se tornar amigos, ajudando-se em provas cada vez mais difíceis».

 

 

Segue-se a comédia “Les Crevettes Pailletées”, de Cédric LeGallo e Maxime Govare. «A trama centra-se em Matthias le Goff, vice-campeão mundial de natação que terá de enfrentar os preconceitos e treinar uma equipa para os Gay Games», segundoa Câmara de Portimão.

No dia 7, mais três sessões, a primeira das quais igualmente dirigida aos alunos das escolas do concelho. Desta vez, será exibido o filme “Belle et Sébastien 3”, de Clovis Cornillac, «que fala das aventuras do jovem Sébastien e da sua cadela Belle».

Na sessão das 19h00 será mostrada a comédia dramática “Lola et ses Frères”, realizada por Jean-Paul Rouve, «sobre as peripécias de Lola, dos dois irmãos (Pierre e Benoit) e do casamento de um deles».

O programa encerra às 21h30 com “Alice et le Maire”, de Nicolas Pariser, uma «comédia dramática que aborda a realidade de Paul Théraneau, presidente da Câmara de Lyon que atravessa uma crise existencial, até conhecer uma jovem filósofa que se torna sua assessora – Alice Heimann».

Os bilhetes para as sessões custam 3,50 ou 3 euros, valor que desce para 2 euros no caso dos alunos e associados da Alliance Française, estando todos os filmes legendados em Português. As sessões escolares, são gratuitas e as reservas devem ser feitas para o telefone 289 828 881 ou [email protected].

A Festa do Cinema Francês é organizada pelo Institut Français du Portugal, Embaixada de França e Serena Productions, em parceria com a Cinemateca Portuguesa, a rede das Alliances Françaises, a Uni France Films e as Câmaras Municipais de Lisboa, Almada, Coimbra, Porto, Leiria, Setúbal, Beja e Portimão.

Comentários

pub