Feira de Santa Iria regressa a Faro para «semana de animação intensa»

Parque de estacionamento da Pontinha vai ser gratuito, nos dias úteis, durante o evento

Foto: Pablo Sabater | Sul Informação

A Feira de Santa Iria está de regresso a Faro entre sexta-feira, dia 18, e 27 de Outubro, no Largo de São Francisco, e promete «uma semana de animação intensa».

A Câmara de Faro lembra que o certame tem «vários séculos de história» e «trata-se de uma das mais antigas e tradicionais feiras da região».

Embora não seja possível precisar com exatidão o ano da sua origem, a autarquia realça que «existem manuscritos que reportam ao ano de 1596 como o da realização da primeira feira franca».

O nome da feira deve-se deve à coincidência do calendário com o dia de Santa Iria e a Câmara Municipal destaca que esta «sempre foi uma oportunidade de negócio e de contacto com diferentes culturas e novidades».

Hoje, «é um pólo de animação muito aguardado por visitantes nacionais e estrangeiros e constitui um cartão-de-visita de excelência numa altura em que muitos locais perderam a tradição das feiras», acrescenta o município.

Entre os atrativos da feira encontram-se exposições, stands institucionais, divertimentos para crianças e adultos, comes e bebes, artesanato, a venda de produtos diversos, como as tradicionais farturas, roupas e gastronomia de vários pontos do país.

A feira vai funcionar, às sextas e sábados, das 14h00 à 1h00 e, entre domingo e quinta-feira, das 14h00 às 0h00.

Para facilitar o estacionamento durante a realização da feira, uma vez que o evento ocupa o parque do Largo de São Francisco, a partir desta quarta-feira, 16 de Outubro, o Parque da Pontinha será gratuito, nos dias úteis, até 25 de Outubro.

A Feira de Santa Iria é organizada pela Ambifaro em parceria com a Câmara Municipal.

Comentários

pub