Exposição sobre adaptação às alterações climáticas percorre bibliotecas do Algarve

Mostra está patente, desde esta segunda-feira, em Loulé

A Adaptação às Alterações Climáticas no Algarve vão ser o tema de uma exposição que a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve vai levar às bibliotecas da região. A iniciativa arrancou, esta segunda-feira, 7 de Outubro, em Loulé, e prolonga-se até ao fim do próximo ano.

“O Algarve a transformar fragilidades em oportunidades” é o mote desta mostra que tem por base o trabalho que a AMAL desenvolveu no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

«As alterações climáticas são, cada vez mais, uma preocupação a nível mundial, com as emissões de gases causadores do efeito de estufa, maioritariamente devido à ação humana, a serem responsáveis por alterações profundas na atmosfera e modificação de padrões climáticos», explica a associação de municípios.

O Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas, promovido pela AMAL e disponível aqui, «identifica as opções estratégicas e as medidas de adaptação necessárias para aumentar a resiliência do território e populações e reduzir a vulnerabilidade do Algarve a situações como o avanço do mar e situações de calor extremo, entre outras».

Foi no âmbito deste plano que foi desenvolvida esta exposição, que irá percorrer os municípios do Algarve, num projeto que conta com o apoio da BIBAL – Rede de Bibliotecas do Algarve.

O Plano Intermunicipal é um projeto co-financiado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no uso dos Recursos/2014-2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.

Comentários

pub