Está a nascer um novo olhar sobre a Ria Formosa

Mural que junta contributos dos utilizadores da Ria Formosa estará pronto daqui a duas semanas

Foto: Carolina Serralha|ETIC_Algarve

A cada pincelada de Xavier Franck, está a nascer um novo olhar sobre a Ria Formosa, em Faro. O artista está a criar um mural nas traseiras do Centro Ciência Viva do Algarve, com a colaboração de quem tem a ria como fonte de sustento.

Xavier Franck fez 35 anos há três dias e é farense. Entende, por isso, a importância que a Ria Formosa tem para as gentes da cidade.

Em conversa com o Sul Informação, entre pincéis, rolos e tintas, o artista explica que foi «contactado pela Sciaena, que tinha o projeto Mar Motto, para fazer este trabalho. Foi-me pedido para trabalhar a área da sensibilização para os problemas da Ria Formosa. A partir daí, foi escolhida a parede do Centro Ciência Viva, por ser uma entrada da cidade antiga, através da ria».

 

Foto: Laura Augusto|ETIC_Algarve

Segundo o Xavier Franck, o objetivo do mural é «alertar para as novas realidades com que se depara a Ria Formosa, como o turismo, por exemplo. Aí, surgiu-me a ideia de pintar este olhar, em que os antepassados estão a refletir sobre o futuro».

O melhor ponto de vista para apreciar o mural, quando estiver concluído, será a partir de uma embarcação na Ria Formosa. A zona é inacessível ao público, por ficar a escassos metros da linha de caminho de ferro, mas isso também acontece porque este novo olhar sobre a ria é criado a pensar em quem navega pelos canais.

«A ideia é que a pintura seja um ponto de encontro para as pessoas que usam o espaço: pescadores, mariscadores, operadores turísticos. Queremos fazer aqui uma ponte entre todos, através da arte», explica Xavier Franck.

 

Foto: Inês Melo|ETIC_Algarve

Para já, ainda com o mural em processo de criação, vê-se o rosto e o olhar de um homem, mas o que será o resultado final ainda é uma incógnita.

«Aquilo que eu tenho pensado sofrerá alterações de certeza. Temos tido encontros periódicos com os pescadores, que vão dar a sua opinião, porque queremos que se revejam neste mural. Mas também outras entidades terão uma palavra a dizer: por exemplo, para o Centro Ciência Viva, fará sentido que seja pintado um cavalo marinho, para os pescadores, fará sentido que estejam presentes as artes de pesca. Já os operadores turísticos têm outra visão. Poderemos ter também uma alusão aos barcos ecológicos, ao barco solar. Tudo e todas as opiniões contam para este mural. Vamos tentar misturar e fazer esse batido».

 

Foto: Inês Melo|ETIC_Algarve

Apesar de só agora Xavier Franck ter posto mãos à obra, o projeto já tem alguns meses. O local onde está a ser pintado este mural obrigou a que tivesse de ser pedida uma licença à empresa Infraestruturas de Portugal, que gere a linha de caminho de ferro. Houve reuniões, visitas ao local de técnicos, e tudo isso levou tempo.

Muito menos tempo levará a obra a ficar acabada. Xavier Franck estima que «daqui a 15 dias», haverá um novo olhar sobre a Ria Formosa.

 

Fotos: Carolina Serralha, Inês Melo e Laura Augusto, alunas da ETIC_Algarve

Comentários

pub