Congresso Nacional de Urgência junta centenas de médicos em Portimão

Mote do evento será «(re)Pensar a Urgência nos 40 anos do Sistema Nacional de Saúde»

Crédito: Depositphotos

Mais de 350 profissionais de saúde são esperados no Congresso Nacional de Urgência, que vai decorrer entre quinta-feira e domingo, dias 10 e 13, no Teatro Municipal de Portimão.

Durante quatro dias, serão abordadas vários temas neste espaço de formação e discussão sobre a Urgência, «desde o pré-hospitalar até à abordagem do doente crítico», a partir do mote «(re)Pensar a Urgência nos 40 anos do Sistema Nacional de Saúde».

«Conferências, mesas-redondas e encontros com o especialista darão o mote para a discussão. Destaque ainda para os três cursos pré-congresso, que entre 10 e 11 de Outubro irão possibilitar a todos os interessados aprofundar conhecimentos em diversas áreas de intervenção da Urgência», segundo a Comissão Organizadora do congresso, constituída por grupo de especialistas de Medicina Interna de Portimão, por indicação do Núcleo de Estudos de Urgência e do Doente Agudo (NEUrgMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI).

Em 2019, o evento integra o programa da Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019 (CED). «A associação à CED justifica-se pela importância que os serviços de urgência, tanto a nível hospitalar como pré-hospitalar, desempenham no apoio e suporte aos eventos desportivos».

«É fundamental que os meios estejam preparados para responder a situações de catástrofe que podem também afectar os grandes eventos desportivos, sendo este um dos temas em destaque no programa científico. Para além disso, problemas clínicos como os traumatismos e as doenças cardiovasculares e respiratórias que podem atingir os atletas estarão também em destaque em sessões de actualização com especialistas nestas áreas», reforçaram os organizadores do evento.

O 5º Congresso Nacional de Urgência é uma organização da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna com o patrocínio científico da Ordem dos Médicos e com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, ARS Algarve, Centro Hospitalar Universitário do Algarve, Grupo HPA Saúde, Algarve Biomedical Center, Bombeiros Voluntários de Portimão, Associação Teia D’Impulsos e Comissão Vitivinícola do Algarve.

Comentários

pub