Centro Cultural de Lagos tem muita música em Outubro

Na programação do espaço cultural lacobrigense também têm lugar a dança, o teatro e o humor

O Centro Cultural de Lagos (CCL) vai ter muita música, mas também dança, teatro, humor e workshops, em Outubro.

A programação deste mês do espaço cultural lacobrigense começa já amanhã, dia 3, com o Colóquio Internacional “Lagos onde reinventei o mundo”.

Este evento vai debruçar-se sobre a vida e obra de Sophia de Mello Breyner Andresen e será o ponto alto das celebrações do centenário do nascimento da autora em Lagos, cidade onde esta tinha casa.

Este colóquio contará com quatro mesas redondas com a presença de autores, investigadores e especialistas, nas quais «se falará do mar, do diálogo com os poetas do Sul, da importância dos contos para crianças e da presença do sagrado na sua poesia».

Na sexta e no sábado, o CC Lagos vai celebrar o Dia Mundial da Música com dois concertos, da Banda da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio e da Orquestra Ligeira de Lagos, respetivamente.

No dia 8, há Encontro de Cavaquinhos, no qual participarão grupos do Centro de Estudos de Lagos – Universidade Sénior, de Odemira e do Barreiro.

A música volta a estar em destaque no CCL a 12 de Outubro, dia em que decorrer a Final do Concurso de Fado Amador do Clube Artístico Lacobrigense, iniciativa que já viu vários artistas alcançarem o sucesso através desta plataforma.

A 18 de Outubro, a ação muda-se para a Igreja de S. Sebastião, que acolherá um espetáculo que incluiu obras de Handel, Rachmaninov, De Falla e Puccini protagonizado por artistas da Academia Solti, «uma das mais prestigiadas academias de Ópera do mundo».

O Centro Cultural lacobrigense também irá acolher, no dia 26, um concerto do Rui Massena Trio, integrado nas comemorações do Dia do Município de Lagos.

No campo da dança, o público porde contar com “Um Fio de Ar”, de Amélia Bentes (dia 11), e com o espetáculo “Sentimientos Argentinos”, em que nove bailarinos vão interpretar tangos, valsas e milonga, alambo, bombos e boleadoras (dia 19).

O teatro e o humor também têm lugar no CCL. No dia 16, sobe ao palco a peça “Casal da Treta”, com José Pedro Gomes e Ana Bola, um espetáculo que se segue aos afamados “Conversa da Treta” e “Filho da Treta”.

No dia 18, há “Conversas Soltas” com Jorge Serafim, «que traz como convidada Maria Rueff para uma conversa repleta de histórias, contos, sessões de leitura e muitas gargalhadas».

A programação de Outubro do CCL fica completa com dois workshops focados na saúde. No dia 15 de outubro, a Farmácia Ribeiro Lopes e a Pranarom irá promover o workshop “Difundir Saúde – Aromaterapias nas patologias de inverno e alergias respiratórias” e no dia 16 será a vez da USF Descobrimentos apresentar o workshop “Alimentação Saudável”.

Comentários

pub