Cartão branco vai premiar gestos de fairplay nos jogos da Associação de Futebol do Algarve

Iniciativa já existe noutras associações do país

Os jogos, de futebol e futsal, da Associação de Futebol do Algarve (AFA), vão passar a ter uma grande novidade: a atribuição de um cartão branco a quem tiver atitudes e comportamentos de elevado fairplay.

O Cartão Branco é uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto, juntando a Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal e a Coca-Cola, e que já existe noutras associações de futebol do país, mas que, agora, também vigorará no Algarve.

A cerimónia de implementação do Cartão Branco, de resto, realiza-se já esta sexta-feira, dia 18, a partir das 21h00, no auditório da sede da Associação de Futebol do Algarve, em Faro.

A ideia é reconhecer, destacar e recompensar as atitudes e comportamentos eticamente relevantes praticados pelos agentes desportivos.

Na opinião da AFA, este é, por isso, um «passo significativo na região para a promoção da importância de uma postura positiva no futebol, no futsal e em todas as modalidades desportivas».

Tal como os amarelos ou vermelhos, este será um cartão mostrado pelo árbitro dos encontros, mas que tem, acima de tudo, um carácter simbólico.

Nesta cerimónia de amanhã, também será apresentada a iniciativa #Deixajogar, lançada recentemente pela Federação Portuguesa de Futebol, cujo objetivo é combater os episódios de mau comportamento nas bancadas e consciencializar os encarregados de educação e público em geral para os efeitos nocivos dos mesmos e, ao mesmo tempo, promover e premiar os bons exemplos de fair-play e histórias positivas.

O evento contará com a presença dos árbitros do Algarve, agentes desportivos, jovens atletas e encarregados de educação e é aberto ao público em geral.

Comentários

pub