Carlos Norton e Fungo Azul captam sons daqui até à Finlândia

Fundador da associação Fungo Azul vai fazer registo sonoro dos seis dias de viagem de comboio entre Lagos e Tampere, na Finlândia

Serão seis dias a viajar de comboio e a registar sons e imagens. Carlos Norton, fundador da associação  Fungo Azul embarcou hoje numa «nova aventura sonora e musical», que o levará até Tampere, na Finlândia, onde decorrerá a WOMEX – World Music Expo, a maior feira de músicas do mundo.

Para chegar a este distante país nórdico, o artista algarvio terá de apanhar dezenas de comboios e percorrer milhares de quilómetros, ao longo de seis dias.

Este tempo será aproveitado da melhor forma por Carlos Norton, que se dedicará a captar sons de toda a viagem, desde o Algarve até ao Círculo Polar Ártico, num projeto a que deu o nome de “LAT66” e que vem no seguimento do ASPA – Arquivo Sonoro e Paisagístico do Algarve.

Nesta nova aventura, Carlos Norton vai partir «da estação ferroviária mais a sudoeste da Europa, Lagos, à estação mais a norte de um país europeu, Narvik (Noruega), descendo depois pela Lapónia até Tampere», descreve a Fungo Azul».

«Fortalecendo o papel que a Fungo Azul tem desempenhado no registo e arquivo de som paisagístico, este projeto marca uma abrangência territorial inédita. Um caderno de viagem sonoro e visual, com registos de todos os momentos de uma das maiores viagens ferroviárias do continente europeu», descreveu a associação.

E que sons serão esses? «Os sons característicos do interior das carruagens em movimento, das estações de comboio e dos centros de algumas das cidades por onde passa, as imagens captadas em movimento pelas janelas do comboio, ficarão documentados de modo a que quem ouça consiga sentir a viagem à Escandinávia».

Chegado à Finlândia, Carlos Norton vai participar na WOMEX, «de modo a divulgar internacionalmente o trabalho da Fungo Azul e preparar as próximas edições do Fusos – Festival de Fusões Artísticas».

Todo o registo fotográfico da viagem poderá ser acompanhado diariamente no facebook da Fungo Azul. O registo áudio será disponibilizado logo após o regresso ao Algarve.

Durante o WOMEX estão previstos momentos de reportagem em directo para a RUA FM, numa colaboração com a estação de rádio universitária, com o apoio da Rádio Nacional Norueguesa (NRK).

Comentários

pub