Cáritas do Algarve comemora aniversário com ciclo de conferências

Conferência inaugural realiza-se em Tavira, a 18 de Outubro

A Cáritas Diocesana do Algarve vai comemorar os seus 62 anos de existência e os 50 anos anos do seu Centro Infantil, no dia 18 de Outubro. A data vai ser assinalada com um ciclo de conferências que vai percorrer as quatro vigararias da diocese até 7 de Dezembro.

A conferência inaugural está marcada para 18 de Outubro, no auditório da Biblioteca de Tavira, e será proferida por José Eduardo Borges de Pinho, professor catedrático da Faculdade de Teologia, da Universidade Católica Portuguesa.

Já no dia 8 de Novembro será Juan Ambrosio, outro docente da mesma faculdade, a falar no Centro Pastoral e Social de Loulé.

No dia 15, no Seminário de São José, em Faro, o orador será Eugénio da Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa.

A conferência de encerramento, no dia 7 de Dezembro, decorre no Centro Pastoral da Igreja Matriz de Portimão, com o padre José Manuel Pereira de Almeida, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa. Todas as conferências terão início às 21h.

Os aniversários serão ainda assinalados com a celebração de uma eucaristia no Dia Mundial do Pobre, 17 de Novembro, às 12h15, na Sé de Faro, presidida pelo bispo do Algarve.

A Cáritas algarvia vai promover ainda a campanha de Natal, cuja manifestação de rua terá lugar na paróquia das Ferreiras, no dia 21 de Dezembro, e as XIX Jornadas de Ação Sociocaritativa, que vão decorrer a 7 de Março do próximo ano, no Centro Pastoral da Diocese do Algarve, em Ferragudo.

Carlos Oliveira, presidente da Cáritas Diocesana, realça ainda a criação do Conselho Consultivo que vai «ajudar a direção a tomar conhecimento da realidade em cada uma das vigararias e, posteriormente, à promoção de ações vocacionadas para essas realidades”.

Será igualmente implementado o programa “+ Próximo” que incide na formação dos agentes pastorais.

Comentários

pub