Beja recebe apoio para reduzir perdas de água na rede de abastecimento

Projeto motivará um investimento de cerca de 400 mil euros

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja conseguiu apoio da União Europeia para melhorar o seu sistema, de modo a controlar e redução de perdas de água.

A EMAS viu aprovada a candidatura “Controlo e Redução de Perdas nos Sistemas de Distribuição de Água de Beja – Contributos para a sua melhoria” que apresentou ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos 2014/2020.

Desta forma, 40% dos cerca de 400 mil euros de investimento previstos serão comparticipados por Fundos da União Europeia.

O projeto «permitirá tornar o serviço de abastecimento de água de Beja ainda mais eficiente e aumentar o seu grau de sustentabilidade. Contará com a criação de novas zonas de medição e controlo, bem como com a instalação de equipamentos imprescindíveis para o controlo e gestão da rede com a monitorização de diferentes variáveis», segundo a Câmara de Beja.

«Estas ações, com conclusão prevista no final de 2020, irão contribuir para uma ainda maior redução efetiva das perdas de água reais do concelho de Beja, estando também em concordância com a estratégia e objetivos definidos no PENSAAR 2020, em concreto na “Redução das perdas de água”, na “Gestão eficiente de ativos e aumento da sua reabilitação” e por último na “Redução de água não faturada”», acrescentou a autarquia.

«A aprovação da presente candidatura assume-se como um importante contributo para a execução de investimentos fundamentais à operação da EMAS, com impactos direitos na qualidade do serviço prestado à população e para a preservação dos recursos hídricos, numa contexto onde o efeito das alterações climáticas já se fazem sentir, com especial enfoque na escassez de água no nosso território, sendo urgente adotar as melhores práticas de gestão deste recurso vital à vida», concluiu a Câmara de Beja.

Comentários

pub