Alunos e professores de cinco países fazem voluntariado em Olhão

Olhão acolheu atividade C4 do projeto Erasmus + KA2 “Open your eyes and open your heart!”

Alunos e professores de Portugal, Espanha, Itália, Finlândia e Polónia participaram numa atividade de aprendizagem dinamizada em Olhão pela Escola E.B. I / JI José Carlos da Maia, do Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira, entre os dias 23 e 27 de Setembro.

Os 60 participantes na iniciativa de voluntariado europeu C4 do projeto Erasmus + KA2 “Open your eyes and open your heart!”, 40 alunos e 20 professores, desenvolveram atividades relacionadas com o tema “Voluntariado no ambiente” e participaram em ações solidárias, nomeadamente «apoio à distribuição de alimentos no armazém do Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve e plantação de vegetais na horta biológica desta instituição, recolha de lixo entre as ilhas da Culatra e do Farol e entrega de brinquedos e alimentos, bem como ajuda na manutenção do abrigo para animais da APAR, em Moncarapacho».

Os voluntários também tiveram a oportunidade de conhecer melhor a região e participar em atividades de lazer.

Os jovens fizeram uma caminhada pelos “7 Vales Suspensos”, em Lagoa, e «um cruzeiro às ilhas da Armona, Culatra e Farol, com recolha de conchas, com as quais criaram quadros que depois levaram para os respetivos países».

Um passeio/jogo pela cidade de Olhão, com recurso à aplicação “Actionbound”, arborismo no Parque Aventura de Albufeira e um teatro de sombras, subordinado ao tema “Vamos proteger a Natureza”, com peças produzidas e apresentadas por cada um dos países envolvidos.

«Todos os alunos ficaram instalados em casas de famílias olhanenses, tendo tido a oportunidade de visitar as praias e outros locais de interesse da região e de experimentar a culinária algarvia. Quanto aos docentes, não faltaram os elogios positivos à gastronomia local, à beleza das praias e à variedade de ações solidárias que integraram o programa», segundo a escola José Carlos da Maia.

A próxima e última atividade de aprendizagem deste projeto decorrerá no próximo mês de maio, em Alicante, Espanha.

 

Fotos: Escola EB I/JI José Carlos da Maia

Comentários

pub