Aleixo é candidato à AMAL, mas ainda não se sabe se há eleições

Aleixo é presidente da Câmara de Loulé desde 2013

Vítor Aleixo, autarca de Loulé, acaba de anunciar que é candidato ao cargo de presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, apesar de ainda não ser certo que haja novas eleições. 

Em comunicado enviado às redações, Vítor Aleixo disse que se candidata na sequência da eleição de Jorge Botelho, antigo presidente da AMAL, como deputado na Assembleia da República.

O autarca do maior concelho algarvio considera «haver condições para o desempenho do cargo de liderança regional e garante ter na defesa do Algarve e dos algarvios o seu principal objetivo caso venha a ser eleito».

Segundo Vítor Aleixo, a bandeira desta candidatura passa por «dar visibilidade aos grandes temas da região»: a área da saúde com a criação de estruturas públicas, com destaque para a construção do tão aguardado Hospital Central do Algarve, a adaptação às alterações climáticas que tem sido, de resto, uma das suas prioridades enquanto autarca de Loulé, a mobilidade regional, a coesão territorial e os problemas que afetam o interior.

Em Agosto deste ano, Jorge Botelho teve de deixar, logo antes das Eleições Legislativas, o cargo de presidente na Comunidade Intermunicipal do Algarve. Foi Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara de Alcoutim, quem assumiu a chefia da AMAL de forma provisória.

Contactado pelo Sul Informação, Osvaldo Gonçalves explicou que, na verdade, ainda não é certo que haja eleições para um novo líder da AMAL. Isto porque os autarcas podem decidir que é o presidente da Câmara de Alcoutim quem continua no cargo.

«É algo que vamos ainda discutir para chegar ao entendimento de todos. Vamos reunir para perceber como iremos fazer. Havendo manifestação de interesse de candidatos, teremos de respeitar isso», disse.

Na última reunião – a 11 de Outubro – esta questão «ainda não foi discutida», adiantou.

Vítor Aleixo, contudo, antecipou-se e anunciou já a intenção de se candidatar à presidência da AMAL.

A próxima reunião da Comunidade Intermunicipal do Algarve, em que tudo deverá ser posto em pratos limpos, ainda não tem data marcada.

Vitor Manuel Gonçalves Aleixo nasceu em Loulé, em 7 de Fevereiro de 1956. É empresário livreiro e foi eleito presidente da Câmara Municipal de Loulé para os mandatos de 2013/2017 e 2017/2021.

Comentários

pub