Workshop revela a nossa herança genética no Ciência Viva de Lagos

Participantes vão poder saber mais sobre os seus ancestrais, através da genética

O Centro Ciência Viva de Lagos vai acolher o workshop “A Odisseia Genética”, nos dias 5 de Outubro e 30 de Novembro, e dar aos participantes a oportunidade de saber mais sobre os seus ancestrais.

Nesta oficina, organizada e ministrada por Luísa Pereira do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto, procurar-se-á «fazer uma caracterização genética da ancestralidade de cada indivíduo, traçando origens e acompanhando as migrações das populações humanas que trouxeram até a cada um os genes que o constituem».

A iniciativa terá uma versão em português e outra em inglês, sessões que ocorrerão no mesmo dia, mas em horários distintos.

Segundo o CCV de Lagos, o workshop tentará responder a diversas perguntas, nomeadamente «qual é o grande grupo da espécie humana a que pertencemos?», «qual é o peso de Neandertal no nosso genoma?» e «onde é que o nosso património genético nos coloca no mapa mundo?», entre outras.

Na primeira sessão, marcada para sábado, dia 5 de Outubro, será o apresentado o teste genético, discutidas «as questões éticas que o mesmo implica» e explicados os resultados que podem ser obtidos.

Depois, cada participante terá de encher um tubinho com uma amostra de saliva que depois irá servir para a análise do ADN.

«Na segunda sessão, serão apresentados os resultados individuais a cada participante, de forma confidencial, sendo discutidos aspetos genéricos das informações sobre o património genético que é possível obter com este tipo de testes», segundo o CCV de Lagos, que acrescenta que o «teste não dará qualquer informação sobre a saúde dos participantes».

O preço para as duas sessões é de 150 euros e inclui a participação nas duas sessões, o teste genético e os certificados de ancestralidade.

Estes workshops «apenas vão ser realizados no Porto, Lisboa, Coimbra e Lagos».

Os interessados podem inscrever-se através dos emails [email protected] e [email protected] e do telefone 220 408 800.

Comentários

pub