WC na Culatra e pombais contracetivos são propostas vencedoras do OP da freguesia de Faro

A construção de abrigos para gatos de rua e obras na igreja da Ordem Terceira de São Francisco foram as outras propostas vencedoras

Ilha da Culatra | Foto: Fabiana Saboya

A instalação de um WC contentor público, na Culatra, a criação de abrigos para gatos de rua, a implementação de um pombal contracetivo e a beneficiação da Sala May Viana e da sacristia da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco foram os quatro projetos vencedores do Orçamento Participativo 2019, da União de Freguesias de Faro, e vão ser implementados.

A votação no Orçamento Participativo da União de Freguesias de Faro decorreu entre 19 de Agosto e 16 de Setembro e contou com a participação de 824 votantes, mais 42% em relação à edição anterior.

A proposta mais votada, com 278 votos foi a “Proposta nº 3 – WC públicos no núcleo da Culatra”, que tem como objetivo a instalação de um WC contentor, no núcleo da Culatra, «devidamente equipado e enquadrado nas obras de requalificação deste núcleo».

No segundo lugar, com 196 votos, ficou a “Proposta n.º 9 – Proteção dos Gatos de Faro”, que propõe uma verba destinada à colocação de abrigos próprios nas colónias de felinos identificadas na Freguesia.

Em terceiro lugar, ficou a “Proposta nº 1 – Obras de beneficiação na Sala May Viana e Sacristia”, que tem como objetivo a recuperação de salas específicas que se apresentam em mau estado de conservação, na Igreja da Ordem Terceira de S. Francisco em Faro, um monumento classificado como imóvel de interesse público.

Por último, a quarta proposta mais votada foi a “Proposta n.º 8 – Tratamento e controlo da proliferação de pombos”, que visa a implementação de projeto piloto de pombal contraceptivo. Esta será «uma estrutura simples onde será efetuada a substituição dos ovos naturais por outros de gesso ou plástico, com o objetivo de controlar a expansão da população de pombos», explica a União de Freguesias.

A autarquia considera «bastante positiva a participação cívica nesta edição 2019 do Orçamento Participativo, tanto na fase de apresentação de propostas e dos encontros participativos como na fase de votação. Assim, a União das Freguesias de Faro agradece a participação de todos e por marcarem presença neste exercício de democracia».

Comentários

pub