Vila Real de Santo António lança campanha de recolha de material ortopédico

Campanha prolonga-se até 18 de Outubro

A Câmara de Vila Real de Santo António está a promover, através do Banco de Ajudas Técnicas, uma campanha de recolha de material ortopédico. A ação iniciou-se esta segunda-feira, 23 de Setembro, e prolonga-se até 18 de Outubro.

Segundo a autarquia, «a iniciativa visa a angariação de equipamentos, ainda em bom estado e já não necessários, que possam ser reutilizados por pessoas residentes no concelho que sofram de perda de autonomia, estejam em situação de dependência temporária ou permanente e não possuam recursos para adquirir este tipo de bens».

A Câmara de VRSA explica que o Banco de Ajudas Técnicas, criado em 2011, «constitui uma valência social que procura dar resposta às pessoas cuja situação de saúde imponha a utilização de produtos, dispositivos ou equipamentos que atenuem as dificuldades de mobilidade e permitam auxiliar a prestação de cuidados de saúde e higiene».

Por outro lado, «facilita o papel dos cuidadores e proporciona a melhoria da qualidade de vida de todos os que vivam na dependência de terceiros», acrescenta o Município.

Com esta ação, a Câmara Municipal «espera aumentar a quantidade e diversidade de material existente no Banco de Ajudas Técnicas, sendo desta forma possível responder a um maior número de solicitações e aumentar a variedade de equipamentos ortopédico».

As doações poderão ser efetuadas por entidades coletivas ou cidadãos em nome individual, junto da Câmara Municipal de VRSA ou nas freguesias do concelho.

Nesta campanha podem ser doados objetos como cadeiras de rodas, canadianas, andarilhos, bengalas, tripés, almofadas e colchões anti-escara, cadeiras de banho ou de posicionamento ou camas articuladas.

Comentários

pub
pub