Vamos apanhar figo, amêndoa e alfarroba em Loulé?

A atividade é gratuita

Uma manhã na apanha do figo, da amêndoa e da alfarroba. É esta a proposta do projeto Loulé Criativo, no próximo domingo, 8 de Setembro, na Quinta da Marroquia. 

«A ideia é que os participantes, sejam eles turistas, residentes, simples curiosos ou apreciadores das mais genuínas tradições algarvias, possam descobrir o pomar misto de sequeiro, numa manhã que estimula memórias de outros tempos, em que a apanha destes frutos fazia parte da vida das gentes», diz a Câmara de Loulé

Esta iniciativa pretende informar e sensibilizar para a importância do pomar misto de sequeiro, para o potencial de usos dos seus frutos, para a sua relevância enquanto componente de paisagem e recurso de desenvolvimento de novas atividades, a promover entre agentes turísticos e agricultores.

As alfarrobeiras, amendoeiras, figueiras e oliveiras afirmaram-se pela sua adaptação às condições climáticas e de solo que caraterizam o barrocal do Algarve, onde esta consociação de fruteiras tem maior incidência, e que no concelho de Loulé ocupa uma área significativa do território.

«Estando atualmente o pomar misto algarvio em declínio, torna-se essencial valorizar o figo, a amêndoa, a alfarroba e a azeitona, através da transformação e comercialização», acrescenta a autarquia.

«Esta ação reveste-se de enorme importância para preservar o património da paisagem, dos saberes e da cultura regional de um recurso que contribui atualmente, também, para o desenvolvimento de atividades de animação turística».

A atividade é gratuita mas está limitada a um número máximo de 18 participantes com mais de 10 anos. Os interessados poderão fazer a sua inscrição até dia 5 de Setembro, através do email [email protected]

Comentários

pub