Turismo do Algarve usa gastronomia e cultura para atrair andaluzes

RTA promoveu o projeto Algarve Cooking Vacations e o 365Algarve em Sevilha

A gastronomia e a oferta cultural do Algarve estiveram em destaque numa ação promocional que a Região de Turismo do Algtarve promoveu no Consulado Geral de Portugal em Sevilha.

Neste evento, que contou com mais de uma centena de convidados e representantes dos órgãos de comunicação social andaluza, foram apresentados o projeto gastronómico Algarve Cooking Vacations e a 4ª edição do programa cultural “365Algarve”.

Houve, igualmente, espaço para a degustação de gastronomia e vinhos regionais, em parceria com a Tertúlia Algarvia e com a Rota dos Vinhos do Algarve, e da doce laranja do Algarve, em parceria com a associação AlgarOrange. O acompanhamento musical ficou a cargo dos algarvios João Frade (acordeão) e Sara Afonso (voz) e do grupo de cantares serranos Moçoilas.

«O Algarve tem muito a oferecer, além das suas praias. Queremos que o turista espanhol tenha vontade e motivos para nos visitar em qualquer época do ano, e a cultura e gastronomia são propostas que casam na perfeição», segundo João Fernandes, presidente da RTA.

 

 

Tendo em conta que a ideia é trazer os nossos vizinhos andaluzes (também) nos meses fora da época alta, a RTA apostou forte na promoção do “365Algarve”, «uma intensa agenda de animação cultural, que arrancará em Outubro com mais de 400 eventos de teatro, música, arte ou dança», e que se prolonga até Maio.

«Esta edição do programa cultural integra diversas novidades, tais como o Festival de Comida Esquecida, com experiências culinárias em locais monumentais, ou a Out(In)Verno, que mistura oficinas de ciência, caminhadas encenadas e atividades artísticas tendo por cenário os encantos serranos», segundo a Região de Turismo do Algarve.

Na área da gastronomia e vinhos, a proposta apresentada foi o Algarve Cooking Vacations, «uma iniciativa que contempla sugestões de férias culinárias de 3 a 7 dias com alojamento e transporte incluídos, e experiências gastronómicas e enológicas baseadas nas receitas tradicionais e nos vinhos da região. Este programa foi já reconhecido como Melhor Projeto 2018 na categoria de Marca Internacional do Travel Food Awards».

 

 

Para João Fernandes, esta ação promocional levada a cabo em Sevilha, «além de ser uma excelente oportunidade para dar a conhecer a oferta turística que a região tem ao dispor do turista ao longo de todo o ano, pretende reforçar a proximidade do destino com o mercado espanhol, fazendo com que o contributo positivo registado neste mercado emissor venha a ser cada vez mais relevante para o desempenho turístico do Algarve».

De acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística, entre Janeiro e Julho foi assinalado um crescimento de 21,9% no número de hóspedes espanhóis, para um total de 229,9 mil hóspedes, e de 13,2% nas dormidas, para um total de 604,8 mil dormidas nos sete primeiros meses do ano.

A ação decorreu no âmbito da promoção no mercado interno alargado do destino turístico, «à semelhança das iniciativas de grande impacto promocional que antecederam a época alta do Verão, realizadas com grande sucesso na Embaixada de Portugal em Madrid, com o apoio da delegação do Turismo de Portugal, e, novamente, no Consulado Geral de Portugal em Sevilha.

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